O ciclista espanhol Mikel Landa, um dos favoritos ao título da Volta da Itália, abandonou a competição, nesta terça-feira. O competidor da equipe Sky deixou o evento em sua décima etapa por causa de problemas estomacais que o perturbavam desde a noite anterior.
Terceiro colocado na edição de 2015 do Giro, Landa ocupava a oitava colocação da classificação geral do evento. Ele abandonou a disputa durante a décima etapa, nesta terça-feira, entre Campi Bienzio e Sestola. O trecho de 219 quilômetros marcava o início dos principais estágios de montanha do evento, a especialidade do espanhol.
“Mikel acordou esta manhã se sentindo mal com dores abdominais. Parece se tratar de uma gastroenterite viral”, avaliou Iñigo Sarriegui, médico do time Sky.
A etapa desta terça-feira da Volta da Itália foi vencida pelo local Giulio Ciccone, com a marca de 5h44min23s, seguido pelo russo Ivan Rovny, com 42s de desvantagem, e o colombiano Darwin Atapuma, 1min20s atrás do ponteiro.
O resultado da etapa determinou ainda um novo líder da classificação. Agora, a camisa rosa é do holandês Bob Jungels, que soma 40h19min52s, com 26s de frente para Andrey Amador. O terceiro colocado é o espanhol Alejandro Valverde, 50s atrás do primeiro colocado.