
Líder do ranking do Circuito Mundial de surfe (WCT), o australiano Mick Fanning conseguiu um bom resultado a menos de uma semana da etapa final da temporada. Nesta sexta-feira, ele conquistou a tradicional etapa de Sunset do WQS, divisão de acesso da modalidade, em que Gabriel Medina caiu na semifinal.
Apesar de integrar a segunda divisão da Liga Mundial de surfe (WSL), a competição de Sunset é uma das mais tradicionais do calendário da modalidade. Ao lado do torneio de Haleiwa do WQS e da etapa de Pipeline, a final do WCT, integra a sequência de eventos conhecida como Tríplice Coroa Havaiana.
Foi a primeira vitória de Mick Fanning em uma competição no Havaí em mais de uma década de carreira e de três títulos do WCT. Na final, ele marcou 15,20 pontos, derrotando o compatriota Julian Wilson, segundo colocado com 12,57, o havaiano John John Florence, terceiro graças a 12,00, e o também australiano Matt Wilkinson, que marcou 10,20 pontos.
“Eu cheguei perto tantas vezes, alcancei duas vezes cada final, mas nunca tinha vencido. Estou muito honrado em vencer aqui em Sunset, é um campeonato muito duro, todo o mundo estava animado. Estou muito feliz”, disse Fanning.
O brasileiro Gabriel Medina também competiu como forma de preparação para a etapa de Pipeline do WCT. Atual campeão mundial da modalidade, ele acabou eliminado na semifinal, em que ficou com a terceira colocação da segunda bateria. O paulista marcou 6,30 pontos, caindo para Matt Wilkinson e Julian Wilson.
A etapa de Pipeline do WCT será disputada entre 8 e 20 de dezembro com seis surfistas ainda com chances de conquistar o Mundial, três deles brasileiros. Mick Fanning lidera com 49.900 pontos, seguido por Filipe Toledo, com 49.700, Adriano de Souza, com 49.450, Gabriel Medina, com 45.350, o australiano Owen Wright, com 43.600, e Julian Wilson , com 41.450.
Ítalo Ferreira é o sexto colocado da lista, com 41.600 pontos, mas não tem chance de títulos por causa dos dois descartes de resultados obrigatórios.