Principal esperança de medalhas na vela nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada não conseguiu estrear na Semana Pré-olímpica de Qingdao. Isso porque a cidade chinesa apresentou condições climáticas desfavoráveis para a realização da regata da classe Star. A competição, prevista para começar na madrugada desta quarta-feira, foi adiada para o dia seguinte.
“Esperávamos ventos fracos, mas não a ponto de não poder velejar. De qualquer maneira, ainda temos até a próxima quarta-feira para cumprir as dez regatas da fase classificatória, mais a Regata da Medalha”, conta Scheidt, que ao lado de Prada disputa a primeira competição como campeão mundial de Star.
Além da falta de vento, os brasileiros tiveram que enfrentar outras dificuldades na competição que serve como teste para as Olimpíadas. Eles chegaram a Qingdao, localizada a 700 quilômetros da capital Pequim, na quinta-feira e sofreram com o fuso horário. “A diferença de 11 horas é terrível, demorei aproximadamente três dias para me adaptar”, explica Prada.
Scheidt aposta em uma competição bastante disputada. “Todos os nove primeiros do Campeonato Mundial estão aqui. Além disso, o vento é bem fraco, há muita corrente e ondas desencontradas. Vai ser uma velejada bem difícil”, concluiu.