
A volta de José Carlos Vidal ao comando técnico do UniCeub/Brasília foi confirmada na manhã de ontem. Esse, porém, não foi o único assunto debatido na entrevista ao JBr. do técnico que terá, na temporada 2014/2015, o início do terceiro ciclo à frente da equipe candanga, quatro vezes campeã nacional.
A ausência de um campeonato local forte por vezes obrigou o time a realizar partidas amistosas. Nesta temporada, mais uma vez, a solução para a falta de ritmo no início da temporada será buscada fora do Distrito Federal.
“Estamos fechando o planejamento da pré-temporada. Provavelmente vamos disputar o Campeonato Mineiro. Vamos jogar como convidados ou como parte de uma equipe de Minas Gerais. Dependendo de alguns outros fatores, também quero ver se a gente consegue fazer alguns jogos na Argentina”, explica Vidal.
Caso a empreitada em Minas Gerais se concretize, será a segunda vez que o time brasiliense disputará o campeonato. Em 2007, o então Universo/Brasília disputou o torneio usando as cores do Uberlândia Esporte Clube. Também em 2007, a equipe candanga tentou a sorte no Campeonato Carioca, onde representou as cores do Vasco da Gama.
Reforços
Com a saída de Alex e Nezinho da equipe, uma “reformulação paulatina” passou a ser necessária pela equipe candanga. Com a contratação do armador Fúlvio e a chegada praticamente confirmada do pivô Lucas Cipolini, o UniCeub/Brasília ainda busca um jogador, em uma posição específica.
“Estamos em busca de um jogador 2/1, que possa ser ala, mas que também tenha a habilidade para carregar a bola. Quero que o time tenha um jogador com essas características, mas que, sobretudo, tenha força e consiga bater para dentro. Não preciso mais de chutadores na equipe porque considero ter o número ideal no elenco”, frisa.
São cinco os jogadores que encabeçam a lista de reforços do time candango.
saibamais
José Carlos Vidal é o técnico com maior número de títulos na história do UniCeub/Brasília.
Se consideradas as duas passagens anteriores, foram levantados nada menos do que cinco dos sete maiores títulos da história: três nacionais e as duas Ligas Sul-Americanas.
Além disso, Vidal trabalhou como diretor de esportes do time, cargo em que atuou nos bastidores do basquete. Mesmo assim, garante que a convivência com o antecessor Sergio Hernández fizeram com que ele não perdesse a embocadura de estar à beira da quadra.
Garotos terão mais chance
Acostumado a ter em Alex e Nezinho os papéis de protagonistas da equipe durante os anos da “dinastia candanga”, o torcedor agora verá Guilherme e Arthur assumirem o bastão de maiores nomes do UniCeub/Brasília a partir da temporada 2014/2015. Eles, porém, terão a tarefa dividida com outros jogadores, mais jovens, que também terão tarefas fundamentais em quadra.
O trio formado por Ronald, Isaac e Bruno Felipe terá nesta temporada muito mais minutos de quadra do que na temporada passada. À exceção de Ronald, muito utilizado por Sergio Hernández na rotação, Bruno, que ficou como reserva de Osimani na temporada passada, e Isaac tiveram poucas oportunidades de atuar. Vidal garante que a situação será diferente a partir desta temporada.
“O Ronald já havia jogado comigo e com o Sergio Hernández. O caso do Bruno é diferente. Eu só tinha essa forma de fazê-lo ficar. Um jogador de 21 anos, que mostrou ter potencial para jogar na equipe adulta, não teria lógica de deixá-lo como terceiro armador. O tempo de quadra maior vai ser do Fúlvio, mas o Bruno vai ter mais tempo na rotação. O Isaac também jogará mais tempo”, crava.
Formação com Cipolini
A contratação praticamente sacramentada de Lucas Cipolini dará a Vidal a possibilidade de montar esquemas táticos variados, como, por exemplo, com Guilherme Giovannoni atuando como um ala, mais afastado da cesta. O fato de não contar com um pivô de ofício, mais forte e pesado, porém, não incomoda o técnico, que afirma preferir o elenco da forma como está.
“Eu prefiro ter pivôs mais leves no elenco. Nessa temporada, vamos ter o Cipolini, o Ronald, o Alírio e o Guilherme. Caso a gente precise, podemos ter Guilherme, Ronald e Cipolini em quadra ao mesmo tempo, o que deixa o time muito mais alto. Também não podemos esquecer do Alírio, que vai trazer muita experiência para o time”, declara.