Pela segunda temporada consecutiva, o San Antonio Spurs enfrentará o Miami Heat na decisão da NBA. Com a experiência adquirida na final do ano passado, o brasileiro Tiago Splitter aprova a nova sequência de partidas e vê o mando de quadra como vantagem expressiva.
“Como você já passou pela mesma situação, chega em uma condição diferente. É melhor. Eu já estou acostumado com tudo que envolve uma final. Precisa tomar cuidado, porque existe muita mídia e várias pessoas por trás. É primordial manter a cabeça só no jogo e prestar atenção nas instruções do técnico e dos companheiros”, disse.
Com a vantagem de jogar quatro das sete partidas da série dentro de casa, o Miami Heat venceu o San Antonio Spurs na edição do ano passado da NBA. Desta vez, o privilégio está nas mãos da equipe defendida pelo brasileiro Tiago Splitter, dona da melhor campanha.
“É sempre bom ter a vantagem de jogar com o mando de quadra. É por isso que a gente brigou o ano inteiro para ser o melhor time da temporada regular. Ajuda muito estar em casa, na frente da própria torcida e jogando dentro da sua quadra”, declarou o atleta.
Diferentemente do ano passado, o time com melhor campanha fará dois jogos em casa, dois fora, um em casa, um fora e um em casa em uma eventual série com sete partidas (2-2-1-1-1) – até o ano passado, era adotado o sistema 2-3-2. “Eu gosto do novo formato e espero que seja positivo para a gente”, disse Splitter.
O jogador de 29 anos defende o San Antonio Spurs desde 2010 e se diz cômodo na franquia. Embora tenha confirmado que o técnico Gregg Popovich já decidiu o time titular para o primeiro jogo diante do Miami Heat, ele foi misterioso quando questionado se está incluído na equipe.
“Existe uma definição, mas infelizmente não posso falar”, explicou Splitter, rindo. “Há muitos ajustes a serem feitos durante a série. Contra o Oklahoma, por exemplo, eu comecei como titular nos quatro primeiros jogos e nos dois últimos, não. São coisas que acontecem e você precisa aceitar para ser campeão”, afirmou.
Otimista para a série decisiva da NBA, o brasileiro se diz fortalecido pelas boas atuações defensivas nos confrontos com LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers) e Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks). Os jogos entre San Antonio e Miami Heat serão disputados nos dias 5, 8, 10, 12, 15*, 17* e 20* de junho (* se necessário).