Em um depoimento que durou sete horas, a médica Renata Castro, ex-diretora do departamento médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), cumpriu a promessa e já provocou uma mudança no rumo da investigação do caso da nadadora Rebeca Gusmão. O delegado Marcos Cipriano, responsável pela apuração dos fatos, admitiu que terá de ouvir novamente o médico Eduardo de Rose após as acusações feitas por Renata na noite de ontem.
“Ela divulgou aqui alguns fatos que acredito tornar necessário ouvir novamente o doutor (Eduardo) De Rose, inclusive com relação à acusação do poder que ele tem de influenciar decisões do COB”, explicou Cipriano, em entrevista coletiva na saída da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Saúde Pública.
O ponto que mais intrigou o delegado foi a apresentação de provas que mostravam falhas no coleta do material antidoping durante os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, onde um dos exames feitos por Rebeca acusou a presença de testosterona. “A doutora Renata apresentou no depoimento quatro irregularidades acontecidas durante o Pan. Em todas, foram mostradas provas”, revelou.
Cipriano comentou que Renata denunciou uma busca intencional para mostrar a culpa da nadadora. “Ela deixou claro que havia uma perseguição contra a Rebeca. Um dos pontos que a doutora levantou foi a identificação do exame. O Código Mundial de Antidoping diz que é só permitida a numeração. E segundo ela, os exames que ele pediu o DNA, ele indicou que eram da Rebeca”, apontou, referindo-se aos testes solicitados por De Rose junto ao laboratório Sonda, que indicou duas amostras diferentes de DNA em urinas coletadas da nadadora.
A medida de usar números é utilizada mundialmente em grandes competições e visa preservar a identidade do atleta. Além do procedimento adotado por De Rose, Renata também condenou em seu depoimento o laboratório que analisou o DNA. “Esta questão do Sonda fazer um exame sem ser credenciado pela Wada (Agência Mundial Antidoping), além de outros fatos ainda mais relevantes, que eu prefiro não divulgar antes de ouvir o doutor Eduardo de Rose novamente”, explicou Cipriano.
O delegado também confirmou que já fez a solicitação para Renata realizar um exame de DNA, a exemplo de todos os outros presentes nos exames realizados em 12 e 18 de julho, datas em que foram diagnosticadas as diferenças nas amostras de DNA de Rebeca, durante o Pan. Além disso, Cipriano solicitará nesta terça-feira a intimação de Rebeca Gusmão e do técnico Hugo Lobo para depor sobre o caso, que apura a possível fraude nos exames de DNA.