Menu
Mais Esportes

Ex-colegas no Miami Heat, LeBron James e Dwyane Wade duelam em lados opostos

Arquivo Geral

10/10/2014 8h38

O dia 8 de julho de 2010 ficou na memória de muitos fãs de basquete. Foi nesta data que o astro LeBron James deu ponto final à indefinição de seu futuro. Em um programa chamado “A Decisão”, que foi ao ar no horário nobre da televisão norte-americana, o ala anunciou que estava de saída do Cleveland Cavaliers para o Miami Heat.

A repercussão foi imediata. Em Ohio, onde o atleta passou, àquela época, todos os anos da carreira, torcedores mais exaltados queimavam camisas do Cavaliers com o número 23. Na Flórida, a comemoração foi geral: James e Dwyane Wade reeditariam a parceria que deu certo nas Olimpíadas de 2008.

Quatro anos se passaram desde então. O Miami, que além de James e Wade ainda contava com nomes de peso como Chris Bosh e Ray Allen, conquistou nada menos que dois títulos da NBA, algo que não ocorria desde 2006, quando tinha no elenco Shaquille O’Neal  

No sábado, porém, os dois estarão em lados opostos   na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Quando a bola subir, às 18h, LeBron fará a reestreia pelo time onde deu início à carreira, enquanto o ex-companheiro de equipe reassumirá o papel de protagonista da franquia da Flórida.

Trajetória conjunta

Os dois principais astros das franquias da segunda edição do NBA Global Games Brasil estão na liga norte-americana desde 2003. LeBron foi a primeira escolha do Draft daquele ano, enquanto Flash, como é conhecido Wade, foi selecionado na quinta posição. 

O embate de sábado colocará frente a frente nada menos do que cinco títulos da Liga norte-americana. Wade, apesar de ter sido selecionado em uma posição abaixo do agora rival, demorou menos para conquistar o primeiro anel de campeão:  em 2006. 

No ano seguinte, James até chegou à final, mas viu os Cavaliers serem “varridos” diante de um impiedoso San Antonio Spurs. 

Juntos, os dois conduziram o Heat a mais dois títulos da mais importante liga de basquete no mundo. Só não emplacaram o terceiro triunfo consecutivo porque, mais uma vez, Tim Duncan e os Spurs foram uma pedra no sapato de LeBron James, levantando o Larry O’Brien (nome dado ao troféu da NBA) na última temporada. 

Por tudo o que envolve a volta do ala de Akron ao time que o revelou, a partida  promete não ser apenas um amistoso. 

Em entrevista recente, o ala/pivô Chris Bosh revelou que não mais falou com LeBron James desde o fim do chamado Big Three (apelido do trio de James, Wade e Chris Bosh). A garantia é de que, apesar do clima de festa, com certeza será um grande jogo de basquete.

LeBron James

Protagonismo. Essa é uma característica que não incomoda o ala de 2,06m. Apesar de relativamente jovem (29 anos), o craque já ganhou dois títulos da NBA. De quebra, foi eleito o melhor jogador da liga em quatro oportunidades. Agora, em Cleveland, terá a chance de faturar mais uma vez o Larry O’Brien, já que os Cavaliers se movimentaram e montaram uma equipe fortíssima, visando o título inédito.

Dwyane Wade

Acostumado a jogar em equipes fortes, o ala/armador terá de se acostumar em carregar uma equipe mais modesta nas costas. Além de James, outro que fez as malas para longe de Miami foi Ray Allen, o que enfraqueceu ainda mais o time comandado por Erik Spoelstra. Desta forma, Wade será a referência em quadra e tentará conduzir a equipe a mais uma boa campanha na NBA, mesmo que o elenco não seja mais tão eficiente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado