Menu
Mais Esportes

Ex-ciclista assume doping e devolve ouro olímpico

Arquivo Geral

20/05/2011 18h58

O aposentado ciclista norte-americano Tyler Hamilton anunciou que irá renunciar de sua medalha olímpica conquistada em Atenas-2004. Campeão olímpico na Grécia, ele confessou que se dopou durante boa parte da carreira, e confirmou que irá ceder o ouro olímpico conquistado na capital grega.

A informação é da Agência Estaduindense Antidoping (USADA), que revelou que continuará as investigações depois de ouvir do ciclista que ele próprio e vários outros atletas do país se utilizavam da prática ilegal – inclusive o heptacampeão da Volta da França, Lance Armstrong.

“Confirmamos que Tyler Hamilton entregou sua medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 à USADA e podemos confirmar que continuaremos trabalhando junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI) até o final das investigações para encontrar todos os envolvidos”, anunciou o diretor executivo da entidade, Travis Tygart.

O Comitê Olímpico Internacional passará a estudar o caso nesta sexta-feira depois que Hamilton afirmou se dopar, e também ter visto Armstrong, ex-companheiro de time, se dopar mais de uma vez. “Estudaremos as confissões que tenham relação com os Jogos Olímpicos”, afirmou a entidade em comunicado.

O agora ex-medalhista olímpico contou que o heptacampeão da maior prova do ciclismo mundial se dopava constantemente, conforme o também norte-americano Floyd Landis havia afirmado há alguns meses. Segundo Hamilton, o ex-companheiro de seleção fez o mesmo que grande parte da equipe fazia, ou seja, utilizar substâncias ilegais como testosterona, Eritropoietina (EPO) e transfusões de sangue.

Armstrong, por sua vez, respondeu às acusações do rival sua Twitter, atestando sua lisura durante toda a carreira a qual encerrou no início de 2011. “Mais de 20 anos de carreira, 500 controles antidoping em todo mundo, dentro e fora da competição. Nunca foi flagrado. Nada a adicionar”, sentenciou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado