Neste ano, a Renault volta com um time próprio para a Fórmula 1, contando com os pilotos Pastor Maldonado e Joylon Palmer. Porém, o principal reforço deve chegar apenas em 2017. De acordo com Giancarlo Minardi, ex-proprietário da equipe homônima, Fernando Alonso pode retornar à escuderia.
O piloto espanhol tem contrato com a McLaren válido por três anos, mas, de acordo com seu ex-chefe, a Renault trabalha para que Alonso rescinda o vínculo e se transfira para onde conquistou os títulos mundiais de 2005 e 2006.
“O presidente da Renault (Carlos Ghsn) está trabalhando para romper o contrato de Alonso com a Honda. Seria a terceira vez dele em Estone e tenho certeza que, apesar das últimas informações, Maldonado e Palmer não podem dormir tranquilos”, disse.
“Devido à compra da Lotus e sua volta como fabricante, os franceses têm todos os incentivos para se fortalecerem em cada departamento. Agora, estão em busca dos melhores recursos humanos, melhores técnicos e melhores pilotos”, acrescentou.
Entretanto, as afirmações de Minardi sobre a transferência de Alonso contrastam com o que diz o espanhol. Em 2015, o próprio piloto, de 34 anos, declarou que seu desejo é se aposentar na McLaren.
Sua estreia na Fórmula 1 ocorreu em 2001, pela Minardi, que tinha sido comprada de Giancarlo por Paul Stoddart. Posteriormente, teve duas passagens pela Renault: entre 2003 e 2006 e entre 2008 e 2009.