Menu
Mais Esportes

Ex-campeão mundial é pego no doping e suspenso por 90 dias

Arquivo Geral

04/01/2010 0h00

O ex-campeão mundial de boxe Shannon Briggs, que retornou oficialmente aos ringues no final do ano passado após dois anos e meio de afastamento, foi flagrado no exame antidoping pelo uso de uma substância proibida e foi suspenso preventivamente por 90 dias logo após a publicação da infração.


O teste foi feito após a luta no dia 3 de dezembro, onde o norte-americano venceu Marcus McGee com um nocaute no primeiro round. Segundo o agente do atleta, Ivaylo Gotzev, a Comissão Atlética do estado de Nova York condenou-o a ficar 90 dias parado pelo doping com uma substância que não foi revelada.


No entanto, Gotzev afirmou, ao site norte-americano ESPN.com, que a violação das regras se dá por uma forte asma sofrida pelo pugilista, que é combatida com medicamentos próprios para a doença.


“Shannon está usando remédios que poderiam matar um cavalo para tratar de sua asma”, explicou o agente. “Tudo que ele está usando deixaria uma pessoa normal de cama. Mas ele está de pé, treinando, correndo e lutando. Ele não é um usuário de drogas ou esteroides. Ele está usando medicamentos. Estamos consultando médicos para pensar em formas de evitar que isso aconteça novamente”, revelou Gotzev.


Para o empresário de Briggs, o tratamento de seu agenciado deve seguir, apesar de ele ter que aliar o tratamento com remédios possivelmente não-permitidos com a carreira de lutador, recém-retomada e que deverá ser pausada novamente caso o doping seja confirmado.


“Talvez ele precise parar de usar certos medicamentos antes das lutas. Eu não sei, não sou seu médico. Mas Shannon está usando uma série de medicamentos para tratar sua asma. Ele teve algo encontrado pela Comissão, e teremos de lidar com isso”, justificou o agente, que revelou ainda a possibilidade do atleta de 38 anos mudar de categoria.


“Shannon é um lutador, então está preparado para qualquer possibilidade que tiver, seja no boxe ou nas artes marciais. Se fizer sentido, por que não tentar isso? Eu não acho que Brock Lesnar (último campeão do UFC) aguentaria um jab de Shannon”, completou Gotzev.


O norte-americano deveria lutar nesta sexta-feira, dia 8, sua segunda luta desde que anunciou a retirada dos ringues por dois anos. No entanto, com a punição, ele planeja voltar no mês de abril, logo depois de cumprir sua pena.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado