A seleção dos Estados Unidos mais uma vez confirmou seu favoritismo no Campeonato Mundial masculino de basquete. Nesta quinta-feira, a equipe encerrou sua campanha na primeira fase da competição com 100% de aproveitamento, derrotando a Ucrânia por 95 a 71, em Bilbao.
Foi a quinta vitória dos Estados Unidos em cinco jogos no Grupo C do Mundial, disputado na Espanha. Mesmo sem forçar, o time não teve dificuldades diante dos adversários europeus e contou com 17 pontos de James Harden para se manter com desempenho perfeito na competição.
Com a primeira colocação de sua chave, os Estados Unidos enfrentam nas oitavas de final o quarto colocado do Grupo D, o México. O país latino-americano se classificou ao derrotar a Coreia do Sul por 87 a 71, também nesta quinta-feira.
A classificação final do Grupo C será definida ainda nesta quinta-feira, com o confronto entre Turquia e República Dominicana. A Ucrânia tem sete pontos, já empatada com a Nova Zelândia. Os dois times que ainda entram em quadra na chave somam seis pontos, cada.
Já no Grupo B, a Croácia derrotou Porto Rico por 103 a 82 e assumiu momentaneamente a segunda posição da chave da qual sai o adversário da Seleção Brasileira nas oitavas. Caso a Argentina vença a Grécia ainda nesta quinta-feira, a equipe de Rubén Magnano pega os croatas na próxima fase. Se perder, faz clássico sul-americano, em reedição das oitavas de final do último Mundial e das quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres-2012.