A equipe norte-americana fez mais uma vítima no Campeonato Mundial masculino de basquete, na Espanha. Considerados favoritos ao título, os Estados Unidos derrotaram a República Dominicana por 106 a 71, nesta quarta-feira, obtendo mais uma vitória tranquila.
O time venceu todos seus jogos na primeira fase com pelo menos 20 pontos de vantagem. Derrotou a Turquia por 98 a 77, a Nova Zelândia por 98 a 71, a República Dominicana por 106 a 71 e ainda atropelou a Finlândia por 114 a 55. Os Estados Unidos encerram sua participação no Grupo C do Mundial enfrentando a Ucrânia, nesta sexta-feira, em duelo que vale a liderança da chave.
O cestinha do confronto entre Estados Unidos e República Dominicana foi o ala Kenneth Faried, atleta do Denver Nuggets. Ele marcou 16 pontos, um a mais do que o dominicano Víctor Liz. DeMar DeRozan e Demarcus Cousins foram os outros destaques norte-americanos.
Espanha bate França e garante ponta – Na partida que encerrou a programação desta quarta-feira no Mundial de Basquete, a Espanha fez a alegria de sua torcida ao derrotar a rival França por 88 a 64, e garantir a primeira colocação do Grupo A, o mesmo do Brasil.
Mesmo com a equipe francesa desfalcada no Mundial, o confronto é considerado de grande rivalidade pelo histórico recente. No Europeu de 2013, a França conquistou seu primeiro título na competição depois de derrotar na semifinal a Espanha, em partida que reeditou a decisão anterior do campeonato e foi decidida apenas na prorrogação.
As duas equipes também se enfrentaram nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, em que a Espanha venceu. O time ibérico acabou a competição na capital inglesa com a medalha de prata, derrotada na decisão pelos Estados Unidos.
A vitória da Espanha ainda assegurou a segunda colocação da chave ao Brasil, que soma sete pontos, um a menos do que os anfitriões na chave. Mesmo que perca para o fraco Egito, o time avança às oitavas na vice-liderança do grupo para enfrentar o terceiro colocado da chave B.