No primeiro dia de eliminatórias do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu José Finkel, na piscina do Itaguará Country Clube, a nadadora Etiene Medeiros, do Sesi/SP, bateu o recorde sul-americano dos 100m costas com 57s53, superando o índice para o Mundial em Piscina Curta de Doha (58s14) e a marca continental anterior (57s63), que era de Fabíola Molina desde 2009.
“Eu tinha igualado o recorde sul-americano ano passado no Japão, na Copa do Mundo de Natação. Eu confesso que fiquei bastante surpresa porque estamos vindo do Pan-Pac (Campeonato Pan-Pacífico, na Austrália). Foi uma grata surpresa”, afirmou Etiene.
Além dela, a estreia do torneio contou com mais dois índices para o evento da Federação Internacional de Natação, que acontecerá de 3 a 7 de dezembro, no Catar. Na versão masculina dos 100m costas, Guilherme Guido também começou bem, com 50s50, com índice para o Mundial (51s08) e distante apenas quatro centésimos do seu próprio recorde de campeonato (50s46).
João de Lucca, do Pinheiros, também deu um importante passo para conquistar uma vaga na equipe que vai a Doha. Ele marcou 1m43s19 nos 200m livre, tempo melhor que o índice da prova (1m44s84). João foi ao pódio bronze do Campeonato Pan-Pacífico no revezamento 4x100m livre, mas acredita que o país pode ir além.
“À noite acho que vai estar mais frio. Agora está uma temperatura agradável e resolvi tentar forçar garantir um tempo bom desde já. No Pan-Pacífico mostramos que estamos em pé de igualdade com todo mundo e acho que o 4x200m livre também pode chegar mais longe. Basta acreditar”, afirmou o atleta.