A etapa de Salvador, a sétima da temporada da Stock Car 2012, deve ser, no mínimo, atípica. Com apenas dois dias de atividades, já que o circuito baiano será formado pelas ruas do Centro Administrativo da Bahia, que só podem ser fechadas na noite desta sexta-feira, o treino qualificatório será realizado em apenas duas voltas noturnas, no sábado. Para complicar ainda mais a vida dos pilotos, o tempo instável pode causar chuva a qualquer momento no final de semana baiano.
Os pilotos terão apenas a manhã de sábado e dois treinos livres para o ajuste do carro visando o treino classificatório, realizado na noite deste sábado – cada piloto terá apenas duas voltas rápidas na busca pela pole position da etapa. As decisões tomadas pelos mecânicos, porém, podem ir literalmente por água abaixo em caso de mudança inesperada do tempo.
“É sempre assim, em Salvador cai uma pancada d’água e para. Em 2010, caiu o mundo antes da corrida e depois, mas a prova foi no seco. Aqui, precisamos estar preparados para agir rapidamente, pois o tempo de reação a tudo tem de ser bem rápido”, afirma Ricardo Zonta, líder da equipe Linea Sucralose.
Segundo as previsões, o sábado terá céu nublado durante dia e noite, com ameaça de chuva a qualquer momento. No domingo, porém, a probabilidade de pista molhada é praticamente de 100%: tudo indica que haverá chuva durante todo o dia, fato que, segundo Popó Bueno, dificulta ainda mais as ultrapassagens no circuito de Salvador.
“Toda pista de rua é de difícil ultrapassagem e largar no meio do pelotão é ficar ‘encaixotado’ entre outros carros. Por isso, uma boa posição de largada será fundamental, pois, se chover, será impossível ultrapassar”, analisa. A etapa baiana da Stock Car tem início às 9h35 (de Brasília) deste domingo.