A Stock Car iniciou a temporada de 2014 com mudanças no carro, nas regras e no formato de disputa para adicionar emoção ao campeonato. E conseguiu já em sua primeira prova um novo vencedor. Estreante na categoria e com apenas 18 anos de idade, Felipe Fraga venceu a etapa de abertura do campeonato, realizada em Interlagos na manhã deste domingo, formando dupla com Rodrigo Sperafico.
A prova no autódromo paulistano foi realizada com pilotos convidados e valendo menos pontos na tabela da temporada. Cada titular, convidou um companheiro de profissão para ceder seu lugar no carro durante a corrida, que valeu apenas 12 pontos ao vencedor, ao contrário dos 24 usuais.
Estreando na Stock, Felipe Fraga largou na segunda posição e se manteve entre os primeiros colocados durante quase toda a prova, evitando confusões na agitada corrida disputada sob chuva. Quando entregou o carro para Rodrigo Sperafico, o veterano ainda conseguiu abrir vantagem sobre os rivais até receber a bandeira quadriculada.
A segunda posição em Interlagos ficou nas mãos da dupla de Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen, com Marcos Gomes e Mauro Giallombardo, ocupando o terceiro posto. Sergio Jimenez e Mark Winterbottom ficaram na quarta posição, logo à frente de Daniel Serra e Alessandro Pier Guidi.
Átila Abreu e Nelsinho Piquet ficaram na sexta colocação. Pole position, Cacá Bueno foi o sétimo , formando dupla com o argentino Juan Manuel Silva. Rubens Barrichello e Augusto Farfus ficaram em nono, sete postos à frente de Bia Figueiredo e Duda Pamplona. A parceria de Antônio Pizzonia e Bruno Senna ficou apenas na 22ª posição. A próxima etapa da Stock Car ocorre em 13 de abril, em Santa Cruz do Sul.
A prova – A largada da etapa de abertura da Stock Car ocorreu com safety car por causa da chuva que atingiu Interlagos na manhã deste domingo. Quando o carro de segurança finalmente foi recolhido aos boxes, Cacá Bueno manteve a ponta e Daniel Serra foi para segundo, mas depois perdeu posição para Valdeno.
Com chuva, as manobras de ultrapassagem se tornaram arriscadas. Em uma delas, Rubens Barrichello tocou em Denis Navarro e ambos rodaram. O ex-competidor da Fórmula 1 conseguiu se sair bem do ocorrido (furou o pneu direito traseiro), mas o carro #5 girou novamente ao tentar retornar à pista e foi atingido com força por Vitor Genz, que ainda colidiu em Max Wilson.
A batida obrigou a entrada do safety car, que deixou a pista quando faltavam 30 minutos para o fim da prova. Na relargada, Cacá mais uma vez manteve a primeira colocação, mas pressionado por Valdeno Brito. A troca de pilotos foi liberada a partir da 13ª volta e o líder da prova já utilizou a primeira oportunidade para parar nos boxes para reabastecimento, troca de pneus e dar lugar ao argentino Juan Manuel Silva em seu carro.
Dos ponteiros, Cacá foi o único a optar pela troca imediata de piloto, com a maioria dos titulares ficando o máximo possível na pista. Quando todos os convidados assumiram seus postos, a liderança ficou nas mãos de Rodrigo Sperafico, que substituiu Felipe Fraga no carro #88.
A parte da corrida destinada aos pilotos convidados ficou marcada por diversos toques em brigas por posição e rodadas dos competidores, menos habituados à Stock Car. Experiente na categoria, Rodrigo Sperafico não teve problemas e foi abrindo vantagem sobre seus rivais até receber a bandeirada quadriculada e selar a vitória de sua parceria com Felipe Fraga.
Veja o resultado da etapa de abertura da Stock Car
1: Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Vogel)
2: Valdeno Brito/Jeroen Bleekemolen (Shell)
3: Marcos Gomes/Mauro Giallombardo (Schin)
4: Sergio Jimenez/Mark Winterbottom (Voxx)
5: Daniel Serra/Alessandro Pier Guidi (Red Bull)
6: Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Mobil Super)
7: Cacá Bueno/Juan Manuel Silva (Red Bull)
8: Tuka Rocha/Craig Dolby (RZ)
9: Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time)
10: Popó Bueno/Gabriel Ponce de Léon (Shell)
11: Ricardo Zonta/Diego Aventin (RZ)
12: Julio Campos/Fabio Carbone (Prati-Mico’s)
13: Galid Osman/Cesar Ramos(Ipiranga)
14: Nonô Figueiredo/Miguel Molina (Mobil Super)
15: Ricardo Mauricio/Oswaldo Negri (Eurofarma)
16: Bia Figueiredo/Duda Pamplona (ProGP)
17: Luciano Burti/Ricardo Rosset (Vogel)
18: Raphael Matos/Felipe Maluhy (Hot Car)
19: Felipe Lapenna/Chico Serra (Hot Car)
20: Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi (C2)
21: Lucas Foresti/Antonio Jorge Neto (RC3 Bassani)
22: Antonio Pizzonia/Bruno Senna (Prati-Mico’s)
23: Felipe Tozzo/Claudio Ricci (Boettger)
24: Fabio Fogaça/David Muffato (Schin)
25: Rafael Suzuki/Giuliano Losacco (ProGP)
26: Diego Nunes/Jaime Melo (C2)
27: Beto Cavaleiro/Fabio Carreira (Hanier)
28: Vitor Genz/Vitor Meira (Boettger)
29: Denis Navarro/Alvaro Parente (Voxx)
30: Max Wilson/Dean Canto (Eurofarma)
31: Allam Khodair/Bruno Junqueira (Full Time)
32: Alceu FeldmannRoberto Merhi (Hanier)
33: Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga)