Surpresa do ATP 250 de Nice, o americano Brian Baker, apenas o número 216 do mundo, derrotou o russo Nikolay Davydenko de virada, em parciais de 6/7(5-7), 6/4 e 6/2, e chegou à sua primeira final em nível ATP na carreira. Neste sábado, ele enfrenta o atual campeão do torneio, o espanhol Nicolas Almagro, na briga pelo título.
Fora de uma final desde 2011, quando foi derrotado por Federer, no Catar, Davydenko perdeu a chance de voltar a subir no ranking da ATP. Atual número 56 do mundo, o russo segue longe da 41ª colocação, sua melhor na carreira.
Já Baker consegue um feito quase inacreditável logo em sua primeira disputa de ATP em seis anos – ele chegou a abandonar o tênis, decisão que decidiu anular, no ano passado. Após passar pelo qualifying, o norte-americano bateu Gael Monfils, Mikhail Kukushkin e Davydenko, antes de chegar ao finalista Almagro.
Com a campanha, Baker chegará ao top 150 do ranking, ultrapassando a 172ª posição, seu melhor ranqueamento até então, posição que ainda pode melhor de acordo com seu desempenho em Roland Garros, onde foi convidado a participar.