Dois membros da delegação ucraniana se retiraram dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, nesta quinta-feira, para demonstrar apoio aos protestos contra o governo realizados em Kiev. A esquiadora Bogdana Matsotska, que competiria no esqui alpino, e seu pai e técnico Oleg Matsotskyy, anunciaram a desistência.
Os protestos contra o governo ucraniano se iniciaram há semanas, mas recentemente as forças policiais aumentaram a violência na repressão, o que gerou revolta também de manifestantes. Nos últimos dias, dezenas de pessoas morreram na ruas de Kiev, capital do país.
“Como protesto ao comportamento digno de bandidos com os manifestantes, não participaremos mais dos Jogos Olímpicos de Sochi”, escreveu o treinador em sua página no Facebook. A mensagem também foi assinada por sua filha, que não completou seu programa de competições.
Após o aumento da violência no confronto entre manifestantes e policiais em Kiev, outros atletas do país deixaram os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014 e retornaram a suas cidades, mas a imprensa internacional aponta que eles já haviam encerrado suas participações.