A notícia que mais movimentou o mundo neste final de semana foi a morte de Osama Bin Laden. Na madrugada desta segunda-feira (no horário de Brasília), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que seu país havia capturado e matado o terrorista, apontado como responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001. A respeito da morte, os esportistas dos EUA se dividiram: uns se mostraram a favor e outros contra a atitude de seu país.
No esporte, uma das reações que mais chamou a atenção foi a dos torcedores que estavam no estádio da partida entre New York Mets e Philadaphia Phillies, pela MLB (liga profissional de beisebol dos Estados Unidos). A torcida começou a gritar o nome de seu país a plenos pulmões: “USA, USA.”
Quanto aos jogadores, os atletas da NBA foram os que mais falaram sobre o assunto. Chris Douglas-Roberts, do Milwaukee Bucks, foi o que criticou o país mais veementemente. Assim como ele, o armador Mike James, que não atuou nesta temporada, por estar sem clube. “Dez anos, duas guerras, 919.967 mortes, e US$ 1,188,263,000,000 depois, os Estados Unidos conseguiram matar uma pessoa”, comentou.
Por outro lado, outros jogadores apoiaram a decisão dos americanos e a morte de Osama, como Nazr Mohammed, do Oklahoma City Thunder, e LeBron James, do Miami Heat.
Veja algumas das reações de jogadores americanos da NBA em relação à morte de Osama Bin Laden:
Rudy Gay (Memphis Grizzlies): “Ok, então matamos Osama. Agora, tudo o que precisamos fazer é achar o Wally e Carmen San Diego! Aí sim eu ficarei impressionado”
Mike James (sem clube): “A única preocupação que o Osama tem agora é o dia de seu julgamento. É com isto que todos nós devíamos nos preocupar. Ninguém pode julgar ou se esconder para sempre.
Só Deus pode julgá-lo. E seu dia na corte, por todas as suas ações, é agora. Como será o seu dia na corte por tudo o que você fez na sua vida?
Isto não é vitória, não é derrota, é mais ódio indo em direção ao outro.
Este é o problema. Nós olhamos a nossos irmãos com ódio, inveja, animosidade”
Nazr Mohammed (Oklahoma City Thunder): “Então, quando o Obama falou, na semana passada, que tinha coisas mais importantes que sua certidão de nascimento… É.
Piratas somalianos, filho de Kadhafi e agora Bin Laden. Não f… com Osama, ele é gângster!”
LeBron James (Miami Heat): “Uau! As palavras de Osama movem a Terra e são inspiradoras”
Mo Williams (Los Angeles Clippers): “Conseguimos seu traseiro. Osama Bin Laden está morto… Uau, Obama, isto é impressionante”
Jason Richardson (Orlando Magic): “Agora que estão confirmadas as mortes ambas de Bin Laden e Sadam [Hussein], eles podem trazer todas as tropas de volta para casa?
Olhem seus tweets. A Bíblia diz que a vingança pertence a Deus e, quando seus inimigos caírem, não regozijem. Certamente, é um tempo para orar”
Steve Nash (Phoenix Suns): “Como capturamos Osama, eu ainda tenho que tirar meu laptop [da mochila] na segurança [do aeroporto]?”
George Hill (San Antonio Spurs): “Você não pode me dizer que eles acabaram de achar Bin Laden. Nós provavelmente encontramos ele anos atrás e ele não estava nos dando informações e nós nos cansamos.
Estou contente que o encontramos, pois ele teve o que merecia pelo que fez. O mundo não foi o mesmo desde então…”
Cole Aldrich (Oklahoma City Thunder): Orgulhoso dos nossos militares, que protegem nosso país. Sem vocês, não poderíamos viver as grandes vidas que vivemos. Que Deus abençoe os Estados Unidos e nossos militares!
Vindo de uma família militar, com meu pai e irmão servindo a marinha, eu não podia estar mais orgulhoso dos nossos militares. USA, USA, USA”
JJ Hickson (Cleveland Cavaliers): “Saudações às tropas! Cena incrível em [Washington] DC e Nova York. USA! Obama!”
Daniel Gibson (Cleveland Cavaliers): “Uma vitória incrível às famílias que perderam alguém próximo naqueles ataques trágicos e covardes”
Hakim Warrick (Phoenix Suns): “Isto é o mais feliz que as pessoas estiveram pela morte de alguém desde Hitler!
Ok. Quem ganha o crédito pela morte? Bush ou Obama? Eles sabem quem matou?
Ok, falando sério agora. Saudações a todos os militares”