Após recuperar o posto de número 1 do Brasil em ranking divulgado nesta semana, Thomaz Bellucci, 75º do mundo, foi eliminado de um importante torneio na manhã desta terça-feira, o ATP 500 de Barcelona. O paulista de Tietê não foi páreo para o espanhol Roberto Bautista Agut (16º) e perdeu por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1h18 de partida, pela segunda rodada da competição que é disputada sobre o saibro.
O espanhol conseguiu 36 pontos com seu primeiro serviço, o que lhe deu 83% dos pontos conquistados neste fundamento, contra 75% do brasileiro. Bautista Agut ainda quebrou o saque de Bellucci por duas vezes, uma em cada set, em três oportunidades. Na única vez em que teve seu serviço ameaçado, salvou o breakpoint.
“O Agut jogou muito bem hoje, não deu muito espaço. O Thomaz jogou legal, estamos crescendo”, avaliou o técnico do número 1 do Brasil, João Zwetsch.
A vitória sobre Thomaz Bellucci pode ser considerada uma vingança para o espanhol. Isso porque, em 2014, o brasileiro o derrotou por 3 sets a 1, em jogo válido pela repescagem da Copa Davis. Na ocasião, a partida foi disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, onde o Brasil conseguiu vencer a Espanha e se classificar para o Grupo Mundial de 2015. Na competição entre nações deste ano, o time brasileiro perdeu para a Argentina nas oitavas de final, em Buenos Aires, e terá de disputar, novamente, a repescagem.
O próximo desafio de Agut, na terceira rodada, sairá do confronto entre o uruguaio Pablo Cuevas, cabeça de chave número 10, e o também espanhol Roberto Carballes Baena (222º na lista da ATP). Os dois se enfrentam ainda nesta manhã.
Thomaz Bellucci, pelo menos por enquanto, segue em Barcelona, já que ele e João Souza, o Feijão, podem entrar na chave de duplas como lucky losers.
Cabeça de chave número 2, Rafael Nadal ainda não estreou em Barcelona. Seu primeiro adversário sairá do embate entre o italiano Paolo Lorenzi e o também espanhol Nicolas Almagro. O “Touro Miura” é o maior campeão do torneio, com oito títulos.
Atual vencedor da competição, o japonês Kei Nishikori, cabeça de chave 1, estreia na manhã desta terça contra o russo Teymuraz Gabashvili.