A Volta da França tem novo líder. Após a 13ª etapa, realizada neste sábado, entre Beziers e Montelimar, a mais longa de toda a competição (230 km), assumiu a ponta o espanhol Oscar Pereiro, da equipe Iles Balears, após chegar em segundo lugar com vantagem de mais de meia hora em relação ao pelotão principal.
O vencedor da 13ª etapa foi o alemão Jens Voigt, que fechou o percurso em 5h24min36s, com um sprint final para bater Pereiro. Quarto e quinto colocados, respectivamente Sylvain Chavanel e Manuel Quinziato, terminaram 40 segundos atrás dos vencedores.
Com o excelente desempenho deste sábado, Pereiro reverteu desvantagem de 28min5s em relação ao antigo líder, o norte-americano Floyd Landis, agora o segundo colocado na classificação geral. Landis não conseguiu se desgarrar do pelotão central e terminou a prova 29min59s atrás de Voigt.
Pereiro, que considerou o sábado como "o dia mais feliz de sua carreira", liderou o ataque de um grupo de cinco ciclistas ainda no quilômetro 17. Os cinco abriram enorme vantagem sobre os demais e não foram incomodados até o final. Mesmo com a vitória, Voigt segue mal na Volta da França. Ele é agora o 51º, ainda a mais de 32 minutos do líder.
A 14ª etapa da tradicional prova acontece nos Alpes franceses, com um percurso de 180,5 km, entre Montelimar e Gap. A prova apresentará uma subida de 8 km, provavelmente debaixo de forte sol.