Menu
Mais Esportes

Erros me fizeram apreciar mais o título, diz Márquez

Arquivo Geral

13/10/2014 12h00

O espanhol Marc Márquez conquistou com três etapas de antecipação o título da MotoGP neste domingo, ao ficar na segunda colocação do Grande Prêmio do Japão. Mas o Mundial poderia ter vindo ainda antes ao jovem piloto da Honda, se ele não tivesse sofrido duas quedas seguidas. Por causa dos erros, ele está aproveitando ainda mais o momento.

Márquez teve um início de campeonato impressionante. Ele venceu as dez primeiras corridas do Mundial, ficou em quarto na 11ª e voltou a triunfar na prova seguinte. Aí com o título praticamente assegurado, foi ao chão duas vezes consecutivas, nos GPs de San Marino e Aragão, provas que antecederam seu título em Motegi.

“A verdade é que os erros das corridas anteriores me fizeram apreciar ainda mais ganhar o Mundial porque a primeira parte do campeonato foi muito boa, mas parecia que o título não queria vir”, disse Márquez. “Cometi algumas falhas, talvez por excesso de confiança pela vantagem grande que tinha”, explicou.

Com apenas 21 anos de idade, o piloto espanhol da Honda se tornou o mais jovem da história a vencer duas vezes consecutiva a principal categoria do Mundial de motovelocidade. Márquez disputou apenas duas temporadas da MotoGP, e venceu ambas.

Na temporada de 2013, ele fez bom duelo com seu compatriota Jorge Lorenzo, então bicampeão, e garantiu o título apenas na etapa final do campeonato, em que foi o terceiro colocado. Na ocasião, Márquez somou 334 pontos no ano, quatro a mais do que o rival.

“Você sempre tenta melhorar em todos os aspectos, mas me adaptei muito melhor ao pacote formado por moto e piloto. Desenvolvemos um chassi muito mais focado no meu estilo de pilotagem e isso ajudou a me concentrar em evoluir como piloto e não tanto em melhorar a moto”, afirmou.

Márquez já garantiu o título do Mundial de MotoGP, mas a briga pela segunda colocação está bastante aberta. A três provas do fim do campeonato, Dani Pedrosa e Valentino Rossi estão empatados com 230 pontos (82 a menos do que o campeão) e Jorge Lorenzo aparece com 227.

“Sei que há a briga pelo segundo lugar e que os outros pilotos darão o máximo possível, mas vou para as corridas com o foco de fazer meu melhor e me divertir”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado