Independente do que ainda possa acontecer no Campeonato Mundial de judô, no Rio de Janeiro, Érika Miranda já assegurou o melhor resultado do feminino nacional na competição. Com mais um ippon em menos de um minuto, ela bateu a canadense Aminata Sall nas quartas-de-final e chegou às semis.
Até o momento, nenhuma judoca nacional havia conseguido ter ido tão longe na edição do Rio do Mundial. Além dela, o Brasil também tem João Derly nas semifinais. Na próxima fase, Érika enfrenta a portuguesa Telma Monteiro, que eliminou a brasileira naturalizada austríaca Fabiane Hukuda na outra quarta-de-final.
Os semifinalistas já têm assegurada uma posição entre os cinco primeiros do torneio, o que garante ao país a vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. A meio-leve também é a primeira judoca nacional a tirar o Brasil da fila da classificação pelo ranqueamento internacional.
Aos 20 anos, Érika é conhecida no circuito nacional pela característica de vencer boa parte de seus combates por ippon. Nesta temporada, ela foi vice-campeã nos Jogos Pan-americanos do Rio.