Com a ação movida pelo piloto holandês Van der Garde, a Sauber precisa descartar um dos dois pilotos que fazem parte de sua equipe nesta temporada. A dupla entre o sueco Marcus Ericsson e o brasileiro Felipe Nasr parece ter seus dias contados na equipe.
O time, no entanto precisará avaliar bem quem será descartado, caso o ganho de causa na justiça australiana (local da primeira prova da temporada da F-1 e onde foi movida a ação) seja do piloto holandês.
A princípio, a vaga de Felipe Nasr está praticamente garantida. Além do brasileiro ter tido um desempenho muito melhor nos testes de pré-temporada, caso Nasr saia, a Sauber perderá o patrocínio do Banco do Brasil, de cerca de R$ 40 milhões.
O contrato entre o Banco do Brasil e a equipe suíça prevê sua validade caso Nasr estiver nas pistas durante a temporada atual e a próxima. O valor que pode ser perdido.
O Banco do Brasil é o patrocinador da Sauber com maior exposição no carro, o que pode gerar pressão para que o brasileiro siga correndo durante o ano. “O Banco do Brasil solicitou esclarecimentos à Sauber e aguarda a decisão final da justiça australiana”, informou o banco.
NOS TRIBUNAIS
A Sauber alega que Van der Garde não está preparado para pilotar o carro neste fim de semana, já que não participou da pré-temporada.
O piloto holandês diz estar pronto para guiar nos primeiros treinos em Melbourne. “Estou em forma e pronto para correr. Treinei forte nos últimos três meses”, afirmou.
Entenda o caso
Dispensa gera revolta
O motivo do imbróglio da Sauber foi uma ação movida pelo holandês Giedo van der Garde, terceiro piloto da equipe no ano passado e que tinha contrato para ser titular em 2015, mas que foi dispensado com a chegada de Markus Ericsson e Felipe Nasr, ambos bancados por fortes patrocinadores de seus países – no caso do brasileiro, o Banco do Brasil. Insatisfeito por ter perdido a vaga, Van der Garde entrou com uma ação na Justiça australiana e venceu o processo que lhe assegura um lugar no time por toda a temporada de 2015, na última terça-feira. Nasr e Ericsson não estiveram no circuito nesta quarta-feira para comentar o caso. Na garagem do time, mecânicos trabalhavam normalmente no carro dos dois pilotos. Pelo regulamento, a Sauber tem até as 16h, para inscrever os pilotos que disputarão o Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne.