Depois de muitos dias de sofrimento, os tripulantes do Ericsson 3 já podem descansar. Isso porque, na manhã desta quinta-feira, a embarcação sueca foi a primeira a chegar na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, conquistando o primeiro lugar da quinta etapa da Volvo Ocean Race. Já o Ericsson 4, de Torben Grael, que está na segunda colocação, ainda se dirige para a capital carioca e deverá chegar nas próximas horas. Com esta vitória, o barco do velejador Magnus Olsson somou mais oito pontos na classificação geral da regata, subindo para 43.5 pontos.
Após 41 dias de viagem em alto mar, o capitão Magnus Olsson não conteve a felicidade em vencer a etapa. “Foi inacreditável! Nós merecemos muito! Realizamos uma fantástica estratégia quando necessitamos e Aksel (Magdahl) fez um excelente trabalho. Executados todas as tarefas da melhor forma possível”, revelou o velejador, que fez questão de agradecer o colega responsável pela estretégia final nesta quinta-etapa.
Thomas Johanson, companheiro de Olsson, também comentou sobre o resultado. “Tivemos que velejar muito bem para ganhar. Nós esforçamos 100%. Nós nos conhecemos, então sabemos até que ponto podemos forçar. Foi um grande resultado”, comemorou.
Apesar da vitória, a liderança geral ainda é do Ericsson 4, de Grael, que possui 56.5 pontos, seguido pelo Puma Ocean Racing, com 47 pontos. Agora, o próximo compromisso dos competidores será no dia 4 de abril, quando os barcos farão uma mini-regata pelo Rio de Janeiro, sem valer pontos na disputa. A etapa número 6 só sera retomada daqui há 15 dias, com destino à cidade de Boston, nos Estados Unidos.
CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA VOLVO OCEAN RACE:
1- Ericsson 4 – 56.5 pontos
2- Puma Ocean Racing – 47
3- Telefonica Blue – 46.5
4- Ericsson 3 – 43.5
5- Green Dragon – 34.5
6- Telefonica Black – 21
7- Delta Lloyd – 12
8- Team Russia – 10.5