As esperanças da seleção brasileira masculina de ginástica artística de se classificar para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008 acabaram nesta terça-feira. Os representantes do país no Campeonato Mundial que está sendo disputado em Stuttgart não conseguiram ficar entre os 12 primeiros colocados nas eliminatórias e, com isso, não poderão ir com a equipe completa para a China.
O Brasil terminou a segunda-feira na nona posição, mas, após a apresentação de nove de 12 equipes inscritas para se apresentar nesta terça-feira, o time verde e amarelo caiu para o 14º lugar, atrás de China, Japão, Estados Unidos, Rússia, Romênia, França, Itália, Canadá, Bielo-Rússia, Ucrânia, Suíça, Grã-Bretanha e Porto Rico e à frente de Grécia, Austrália, Holanda, Bulgária, Portugal, Cazaquistão e Letônia.
Ainda faltam se apresentar as equipes de Coréia do Sul, Espanha e Alemanha. Se o Brasil conseguir ficar à frente de dois desses três, terá o direito de mandar mais um ginasta além de Diego Hypólito, que garantiu sua classificação na segunda-feira. No caso, o classificado seria Victor Rosa, segundo melhor brasileiro no individual geral.
Em Atenas-2004, o país só conseguiu mandar um representante, Mosiah Rodrigues, que terminou a competição na 33ª posição. Já a equipe feminina, que disputa a final do Mundial nesta quarta-feira, mandará a equipe completa às Olimpíadas pela segunda vez seguida.