Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
Com passagem nas mãos e os tênis nas bagagens, um grupo de Brasília conta os dias e faz os últimos ajustes para viajar ao deserto do Atacama, no Chile. No próximo dia 26, seis atletas amadores da capital federal embarcam ao país andido para participar da primeira maratona a ser disputada no local turístico.
A prova foi idealizada pela assessoria esportiva Mountain Do, de Florianópolis (SC), que sempre realiza circuitos na natureza, como provas nas praias do estado.
O percurso da corrida será na cidade de San Pedro de Atacama, e vai passar por trilhas e locais milenares. Além disso, o trajeto inclui regiões belíssimas como terrenos de solo vulcânico, lagos azuis, dunas e o famoso Vale da Lua, conhecido pela terra avermelhada e formações rochosas.
A prova terá distâncias de 42 quilômetros para os mais experientes e também 22 quilômetros para aqueles que não querem encarar uma maratona, mas pretendem fazer parte do evento. Segundo Carlos Nunes, a prova traz alguns diferenciais. “Sabemos que a organização do evento é brasileira. Deve ser por isso que 90% dos competidores são do Brasil. Mas não podemos negar que a Corrida de Rua está crescendo muito nos últimos anos. O que é um bom sinal, afinal mostra a busca das pessoas pelo bem-estar”, opina o corredor e morador de Brasília.
Condições climáticas
Para Carlos, os atletas de Brasília não terão muitas dificuldades durante a prova. “As condições climáticas do Atacama, neste período do ano, são muito parecidas com a seca de Brasília. Outro fator que poderia comprometer o desempenho seria a altitude, mas a diferença talvez não afete tanto”, espera o atleta, ansioso para correr no meio do deserto.