A Seleção Brasileira de luta olímpica feminina desembarcou nesta segunda-feira em Toronto, no Canadá, para iniciar a aclimação para os Jogos Pan-Americanos. O principal objetivo da modalidade é superar os dois pódios conquistados no México há quatro anos. Para atingir a meta, a equipe feminina está se preparando desde o início do ano, promovendo intercâmbios de treino e disputando competições de alto nível.
“Em Guadalajara conquistamos duas medalhas, uma de prata e uma de bronze. Nosso objetivo em Toronto é superar essa marca”, pontuou o cubano Angel Torres, chefe do time em Toronto, destacando o desejo pelo ouro. “Queremos três ou quatro medalhas, mas sabendo que a qualidade é mais importante do que a quantidade, já que é isso que realmente vale para a classificação final do Time Brasil.”
Medalha não é novidade para as meninas que representarão o País no Canadá. A Seleção é composta por Aline Silva, primeira brasileira a conquistar uma medalha em mundiais, Gilda Oliveira, atual campeã dos Jogos Sul-Americanos, Jose Silva e Júlia Penalba, atuais ouro e bronze no Pan-Americano da modalidade. A novata Kamila Barbosa completa o grupo.
“Nossa meta é proposta com base nos treinamentos”, avisou Aline, que prioriza uma boa campanha. “É isso que traz os resultados. Não adianta termos expectativas apenas com relação a medalhas, mas sim em lutarmos bem, representarmos bem nosso país e fazermos o nosso melhor, repetindo bem tudo o que treinamos todos os dias no tapete”, avaliou.
A luta olímpica será disputada nos dias 16 e 17 de julho. O Brasil está hospedado na Universidade York e seguirá para a Vila Pan-Americana no próximo sábado. A equipe montou a preparação de acordo com o horário em que as atletas irão competir.
“Pela manhã faremos apenas trabalhos físicos e de alongamento, e à tarde, realizaremos os trabalhos técnicos e específicos da luta, iniciando sempre às 14h30”, explicou Angel.