Maior preocupação da Confederação Brasileira de Ginástica, os equipamentos para a realização da Final da Copa do Mundo foram liberados pela Polícia Federal na noite desta quarta-feira. O material dos dois containers que estavam barrados no aeroporto de Cumbica chegaram ao Ibirapuera nesta manhã e ainda nesta quita-feira começaram a ser montados.
Pouco depois do meio-dia alguns dos computadores já estavam instalados, assim como um televisor de plasma na lateral do pódio. Em uma etapa normal da Copa do Mundo, informa, a montagem dos sistemas leva geralmente de três a quatro dias, dependendo da configuração do local. Mas segundo Christophe Pittet, funcionário da Longines e responsável pelo serviço, não há motivo para preocupação. "Tentaremos fazer o melhor para deixar tudo pronto antes da competição".
De acordo com Pittet, que trabalha com outras cinco pessoas, o problema para entrada dos equipamentos resultou de falhas no fornecimento dos documentos. Patrocinadora da Federação Internacional de Ginástica, a empresa enviou a aparelhagem do sistema eletrônico sem seguir as exigências da legislação brasileira e também não havia solicitado autorização à Receita Federal.
Entre os equipamentos estavam todo o sistema de computação, câmeras, equipamentos eletrônicos e de registro de notas. Se não tivesse ocorrido a liberação, toda a avaliação do torneio precisaria ser feito manualmente. < !-- /hotwords -- >