Única dupla brasileira inscrita no torneio ATP 250 de Newport, Marcelo Melo e André Sá mostraram bom entrosamento e venceram mais uma no torneio norte-americano. Os dois passaram pelos belgas Olivier Rochus e Ruben Bemelmans de virada, em parciais de 4/6, 6/3 e 10-8, e avançaram à semifinal.
Depois de um primeiro set onde foram até melhores que os rivais, os brasileiros vacilaram ao ceder uma quebra de saque aos belgas, que ainda cometeram três duplas faltas no período. Melo/Sá venceu três pontos a mais que Rochus/Bemelmans (29 contra 26 de 55 disputados), mas mesmo assim perderam o primeiro set por 6/4.
No segundo set, por sua vez, os tenistas sul-americanos conseguiram confirmar três aces no período, e quebraram o saque dos adversários uma vez, perdendo outras duas chances de pontuar no saque rival. No set seguinte, tiveram 100% de aproveitamento nos pontos de seus saques e garantiram, pela contagem mínima, a vitória no terceiro set.
Na semifinal, Melo e Sá enfrentam a dupla vencedora do confronto entre os alemães Denis Gremelmayr/Tobias Kamke e Johan Brunstrom(SUE)/Adil Shamasdin(CAN). Os brasileiros são os segundos favoritos para a conquista da competição norte-americana.
Originalmente, Marcelo Melo atua com Bruno Soares nas competições da ATP. No entanto, Soares integra a equipe brasileira que atua neste final de semana pela Copa Davis, contra a seleção do Uruguai, pela segunda divisão da competição de seleções de tênis.