Atual campeão da Liga Mundial de Surfe (WCT), o brasileiro Gabriel Medina estreou com vitória no Rio Pro, no Postinho da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Após o “lay day” causado pelas ondas baixas na segunda-feira, a organização reavaliou as condições para a prática do surfe e autorizou os atletas a caírem na água. Diante de vários torcedores presentes na praia carioca, o surfista de São Sebastião disputou a quarta bateria desta terça, ao lado do compatriota Alejo Muniz e do havaiano Freddy Pattachia Jr., e venceu com 12,33 pontos.
O resultado classifica Medina diretamente para a terceira rodada da competição. Pattachia, segundo colocado com 7,77 pontos, e Muniz, terceiro com 4.90, vão disputar a repescagem. O paulista de 21 anos busca a reabilitação na competição, em que ocupa apenas a 16ª posição. Agora, o jovem surfista aguarda a segunda rodada para conhecer seus próximos adversários.
O havaiano largou na frente na bateria. Entrou em um bom tubo, subiu sua nota para 7,77 e assumiu a liderança provisória. Medina, contudo, fez valer o título de campeão do mundo, entrou em tubo à esquerda e sumiu de vista. O atleta conseguiu sair bem, recebeu sua nota e passou a somar 12,33, reassumindo a ponta, de onde não saiu mais.
A Pro Rio é a quarta etapa do WCT nesta temporada. Já foram realizadas as provas australianas em Gold Coast, Bells Beach e Margaret Rivers, em que Medina ficou em 13º, 5º e 25º lugar, respectivamente. O brasileiro Adriano de Souza, mais conhecido como Mineirinho, lidera a tabela de classificação, seguido pelo australiano Mick Fanning e por Filipe Toledo.
Francês vence primeira bateria do dia
Jeremy Flores foi o primeiro a se classificar nesta terça-feira. Na primeira bateria do dia, o francês anotou 12,17 pontos e passou pelo australiano Taj Burrow (6,30) e o norte-americano Brett Simpson (5,50). “Eu realmente não sabia como iriam pontuar, só tentei pegar o melhor das ondas. Eu me concentro apenas no meu surfe. Eu estou um pouco cansado, mas é um ótimo sentimento quando você vence”, decretou Flores.
Primeiro brasileiro a cair na água, Wiggolly Dantas também avança
O primeiro brasileiro a entrar na água foi Wiggolly Dantas. Na terceira bateria do dia, o surfista de Itamambuca também se classificou para a próxima fase ao somar 15,97 em sua bateria diante do francês John John Florence (10,66) e de CJ Hobgood (9,94).
“Sabia que a bateria seria difícil, então fui lá e tentei me divertir. Tenho o apoio da minha namorada e da minha família aqui. É muito bom ter os fãs aqui. Quando você está na água, eles ficam gritando, te dão uma vibe boa”’, celebrou Dantas após o triunfo.
Em busca do 12º título, Kelly Slater avança para terceira rodada
Antes de Medina entrar no mar do Postinho, o norte-americano Kelly Slater venceu a segunda bateria do dia com 19,27 pontos e garantiu a classificação. Os adversários do multicampeão foram o australiano Adrian Buchan (12,06) e o neozelandês Ricardo Christie (11,76 pontos). Os dois surfistas vão disputar a repescagem.