Sede do Mundial feminino de vôlei, a Itália não era apontada como uma das principais favoritas ao título, mas aproveitou o fato de jogar em casa e engrenou na competição. Nesta quarta-feira, o apoio da torcida foi uma vez mais importante e a equipe derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/20, em Milão.
A partida foi a primeira das duas equipes no Grupo G da terceira fase do Campeonato Mundial, em que a Rússia também está. Os dois melhores avançam à semifinal. No Grupo H estão Brasil, China e República Dominicana.
A Itália conseguiu aproveitar bem a força de sua torcida nesta quarta-feira em Milão. Com os dois primeiros sets bastante equilibrados, o time da casa se apoiou nos fãs para conseguir assumir a frente do placar nos momentos decisivos. Deu certo e o time ganhou embalo para a terceira parcial, que dominou.
A vitória desta quarta-feira deixa a Itália bem perto de uma vaga na semifinal do Mundial, já que lidera o Grupo G com três pontos. O time volta à quadra apenas na sexta-feira, quando enfrenta a Rússia. Se as norte-americanas forem derrotadas ou mesmo vencerem por 3 a 2 as russas, na quinta-feira, as italianas garantem a vaga antecipadamente.
O Brasil vive situação semelhante no Grupo H do Mundial, graças à vitória sobre a China por 3 sets a 0, nesta quarta-feira. O time de José Roberto Guimarães só volta à quadra na sexta-feira para enfrentar a República Dominicana e pode fazê-lo já com a vaga na semifinal garantida.