O russo Vitaly Petrov é considerado favorito para garantir a segunda vaga da equipe Caterham na temporada 2013 da Fórmula 1. A empresária do piloto, Oksana Kosachenko, porém, revelou que as negociações com a equipe estão estagnadas. A escuderia anunciou ainda em 2012 a contratação do francês Charles Pic, mas o outro carro segue sem seu piloto definido.
Petrov correu a temporada passada pela Caterham e ficou na 11ª colocação do Grande Prêmio do Brasil, mas a falta de patrocínio de empresas de seu país é um dos empecilhos para a renovação de seu contrato. Os brasileiros Bruno Senna e Luiz Razia, e o holandês Giedo van der Garde também concorrem ao posto de piloto da equipe malaia.
“No momento, há muitas perguntas sem respostas, coisas que precisam ser resolvidas. Estamos esperando. Dependemos deles e não podemos acelerar o processo. Não temos novos patrocinadores, não sei da onde as pessoas tiram isso”, reclamou Kosachenko ao site russo R-Sport.
A vaga na Caterham é uma das três ainda disponíveis para o grid da Fórmula 1 de 2013. A Force India ainda não anunciou sua dupla de pilotos para a próxima temporada, mas deve manter o escocês Paul di Resta, deixando mais acirrada a disputa entre os concorrentes ao outro carro do time.