A briga na seleção brasileira de judô para os Jogos Pan-americanos está cada dia mais acirrada. Disputando a vaga no meio-leve, o campeão mundial João Derly conquistou, neste sábado, a medalha de ouro na Copa do Mundo de Varsóvia sem nem mesmo precisar lutar a final.
Seu adversário, o espanhol Oscar Penas, levou uma cabeçada no olho, que o deixou com o local inchado e a visão obstruída, impedindo-o de disputar o combate. Melhor para o brasileiro que somou sua segunda medalha na Europa. A outra havia sido um bronze na Super Copa do Mundo, em Hamburgo na semana passada.
Mesmo assim, Derly ainda está em prejuízo se comparar a prata e o ouro conquistados por seu rival Leandro Cunha, em Paris e Budapeste. Entretanto, encara a disputa interna como um estímulo a mais para ir atrás dos bons resultados. "Foi bom sentir um pouco a pressão para não acomodar. Isso mostra que a categoria meio-leve está crescendo cada vez mais no Brasil", afirma o judoca gaúcho.
Para chegar ao ouro em Varsóvia, Derly passou por maus momentos no combate contra Jamil Gazimov, do Azerbaijão. "Cheguei a ser imobilizado e consegui sair. Bati meu nariz no chão, que sangrou muito e tive que ser atendido duas vezes pelo médico. Corria o risco de ser eliminado do combate pelo sangramento. A luta foi para o golden score, quando ganhei de ippon de catada de perna. Foi duro, mas consegui!", comemora ele.
Quem também pôde comemorar uma medalha em Varsóvia é o leve Leandro Guilheiro, derrotado na decisão pelo russo Salomon Mezidov por koka. Alexandre Lee, da categoria ligeiro, não teve um bom resultado e terminou apenas na sétima colocação.