Em uma tentativa de diminuir a poluição em Pequim, os políticos da cidade, em conjunto com organizadores das Olimpíadas do ano que vem, criaram um plano para os automóveis. A meta é tirar 1,3 milhões de carros das ruas da capital chinesa por um período de testes, que vai do dia
Para chegar a esse objetivo, a idéia é proibir a circulação de automóveis com placas pares em um dia e com ímpares no outro. “Ao fazer isso, poderemos avaliar a mudança na qualidade do ar e ver um possível resultado do nosso plano de contingência”, declarou Liu Qi, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas de Pequim.
Apesar disso, ela atentou para o fato de que essa não será a única medida para diminuir a poluição. “Ao mesmo tempo, nós vamos fortalecer nosso transporte público”, resumiu. Pequim conta atualmente com três milhões de veículos e é estimado que chegue a 3,3 milhões na época das Olimpíadas.
Caso os resultados sejam positivos, a medida deverá ser adotada durante os 17 dias dos Jogos de Pequim. Os políticos da capital chinesa também devem interditar indústrias e construções para ajudar a diminuir o problema. Vale lembrar que o presidente do Comitê Internacional Olímpico (COI), Jacques Rogge, afirmou que alguns eventos poderão ser adiados caso a poluição não diminua.