A bielorrussa Victoria Azarenka, número 8 do mundo, continua embalada. Depois de conquistar o Premier de Indian Wells, ela segue firme em Miami, que, assim como a competição conquistada pela atleta, vale 1000 pontos no ranking da WTA. Dessa vez, Vika eliminou a britânica Johanna Konta (23ª), marcando 2 sets a 0 (6/4 e 6/2), e garantiu um posto na semifinal do torneio.
No primeiro set, o jogo foi equilibrado. Ambas jogadoras conseguiram, nos seis primeiros games, confirmar seus saques, com um único break point, salvo pela bielorrussa. No sétimo game, porém, a boa fase da ex-número 1 se fez presente, e Azarenka conseguiu a quebra. Depois disso, confirmando seus serviços, com alguma dificuldade, fez 6/4, em 58 minutos.
A perda da primeira parcial parece ter derrubado Konta. A britânica voltou mal para o segundo set e, apesar de confirmar seu game inicial, perdeu os dois seguintes. Sem chances no saque de Vika, que perdeu apenas cinco pontos em seus games, a número 23 do mundo acabou dominada, e perdeu por 6/2, em 40 minutos.
Agora, Azarenka espera a vencedora do encontro entre a número 3 do mundo, Angelique Kerber, e a americana Madison Keys (24ª). O confronto acontece nesta quarta, não antes das 20 horas (de Brasília). Além da vaga entre as quatro melhores, a bielorrussa também garantiu a volta ao top 5 do ranking, que será atualizado na próxima segunda-feira.