Leonardo Martins e Glauber Guedes são dois atletas amadores malucos por aventura. Só assim para definir os dois amigos de Brasília que, amanhã, disputarão o Ironaman 2012, em Florianópolis (SC). Será a primeira vez que a dupla vai disputar a maior competição de triatlo da América Latina. São 3,8 quilômetros de natação em mar aberto, 180,2km de ciclismo e 42,2km de corrida.
O detalhe é que tanto Leonardo como Glauber jamais competiram neste tipo de prova. “Nunca participamos de qualquer competição de triatlo. Eu mesmo nunca assisti a nenhuma. Mas sempre dei minhas corridinhas. Em julho do ano passado, fiz minha primeira meia maratona”, conta Leonardo.
Ele e Glauber embarcaram atrás da superação de limites. “Fiquei entusiasmado com um livro que li sobre um pai que compete todos os anos no Ironman empurrando o filho sobre uma cadeira de rodas. Quando terminei o livro, já fiz minha inscrição, na loucura”, lembra Leonardo.
Eles não têm nem mesmo a ambição de ingressar de vez no esporte. “A minha bicicleta e meus equipamentos já estão todos vendidos antes mesmo de competir. Esse é apenas um projeto de superação, mostrar que a ideia é possível. Terminado isso, meu projeto é minha família”, explica Leonardo. Glauber, que passou três meses sem poder treinar por problemas no pé, faz coro. “Para quem vive do esporte realmente deve ser bom, mas para nós, que precisamos trabalhar, fica complicado”, diz.
dificuldades
A realização de terminar o que começaram move os rapazes, que enumeram dificuldades na preparação, como a ausência da família, o alto custo e as frequentes dores no corpo. “Não me arrependo de ter entrado nessa, pelo contrário. Agora, cada vez mais quero terminar a prova. Não vamos desistir até onde Deus permitir e estivermos conscientes”, ressalva Leonardo.
Para aguentar o desafio, os dois fizeram treinamento personalizado com o ex-triatleta olímpico Leandro Macedo, que hoje é dono de uma consultoria na área. “Competimos em algumas meia maratonas, fizemos a tradicional travessia do forte no Rio de Janeiro (natação em mar aberto)”, explica Leonardo.
Os dois trabalharam com Macedo por 15 semanas. “Faz muita diferença”, garante Glauber, que diz ter perdido 11 quilos em 15 semanas. “Uma boa pra quem quer perder peso é fazer triatlo”, brinca.