Os recentes escândalos fizeram alguns patrocinadores rescindirem contratos com Tiger Woods, mas o prestígio do golfista com os jornalistas norte-americanos segue imenso. Uma das maiores agências de notícias do mundo, a AP o elegeu como o maior atleta da década, à frente de Lance Armstrong e Roger Federer.
Woods, que desde o fim de novembro vê seu casamento manchado por causa de uma ligação com uma rede de dez amantes, foi premiado na noite desta quarta-feira. Para a AP, “os dez anos de incomparável golfe são maiores que aproximadamente três semanas de um chocante escândalo sexual”.
No total, 142 jornalistas dos Estados Unidos participaram do pleito, e 56 deles votaram no golfista. Na década de 2000, ele faturou 12 de seus 14 majors e 56 títulos no total – apenas quatro golfistas ganharam mais em todas as suas carreiras. No geral, o norte-americano só tem menos Grand Slams que Jack Niklaus, dono de 18.
No segundo lugar da eleição, com 33 votos, apareceu o ciclista norte-americano Lance Armstrong, heptacampeão da Volta da França entre 1999 e 2005. Maior campeão de Slams da história do tênis com 15 conquistas, o suíço Roger Federer foi lembrado 25 vezes. O nadador Michael Phelps, dono de 14 medalhas de ouro olímpicas, recebeu 13 nominações, o quarterback Tom Brady, seis, e o velocista Usain Bolt, quatro. Mais cinco atletas tiveram seus nomes citados em uma ocasião.