Menu
Mais Esportes

Em Foz do Iguaçu, dois brasileiros se garantem na semifinal na canoagem slalom

Arquivo Geral

19/09/2007 0h00

Sede do Mundial de Canoagem Slalom, classificatório para as Olimpíadas de Pequim, o Brasil contará com dois representantes na semifinal das provas de C-1 (canoa individual) da competição: Cássio Petry e Filipi Santin.

Depois de percorrer por duas vezes o percurso das corredeiras de Foz do Iguaçu, os dois somaram respectivamente 3min32s33s e 3min36s89, o que lhes garantiu a 33ª e 35ª colocações. De acordo com as regras da disputa, os 40 primeiros colocados nas eliminatórias garantem um lugar na semi. “Atingir uma final num campeonato como este é muito difícil, mas estar numa semifinal já atinge os objetivos que havíamos planejado. Sábado prometo à torcida brasileira que darei meu máximo em busca de uma vaga para a final”, comemorou Petry.

Atual campeão mundial e bicampeão olímpico, o francês Tony Estanguet confirmou o favoritismo e fechou o dia na primeira colocação, com 3min10s85. Em seguida, apareceu o eslovaco Michal Martikan, ouro em Atlanta-1996. “Apesar de este ano eu ter falhado em algumas provas e não ter atingido o top3 no Copa do Mundo de Canoagem estou confiante em conquistar um bom resultado aqui no Campeonato Mundial. Basta eu estar concentrado e focar o melhor trajeto para a descida do canal”, afirmou Estanguet.

Na categoria, os donos da casa ainda tiveram a presença de Bruno Machado, que ficou com a 49ª colocação (4min35s22). Todos os dez finalistas no Mundial garantem vaga em Pequim para seus respectivos países.

Caiaque Masculino – A quarta-feira também marcou a abertura das competições do K-1 (caiaque masculino), que conta com o brasileiro Gustavo Selbach, 17 vezes campeão nacional. O gaúcho, entretanto, não teve um bom dia, ficou somente em 50º lugar e está eliminado da competição. O tempo dele nas duas apresentações foi de 3min23s44.

Trata-se do fim do sonho de Selbach, que representou o Brasil nos Jogos de Barcelona e Atlanta. Nesta categoria, o país também contou Ricardo Taques (54º colocado, com 3min24s98) e João Vitor Machado (57º, com 3min27s65).

A liderança no caiaque ficou com uma surpresa, o norte-americano Scott Parsons. Sétimo colocado no ranking mundial, ele deixou os favoritos europeus para trás e marcou 3min03s53. Líder na lista da Federação Internacional, o alemão Alexander Grimm foi o segundo colocado, seguido pelo compatriota Erik Pfannmoeller.

Apesar de somente os dez melhores da semi disputarem o título, os 15 primeiros colocados no torneio garantem aos seus países um lugar na busca pelo ouro olímpico ano que vem, na China.

Programação da quinta – A quinta-feira contará com as primeiras provas de K1 feminino e C2, que classificam os países dos respectivamente 15 e seis melhores no Paraná. Na duplas, o favoritismo é todo dos irmãos Peter e Pavel Hochschorner, atuais bicampeões olímpicos. Já o Brasil será representado por Bruno Machado e Cássio Petry.

Entre as mulheres, o destaque fica por conta da alemã Jennifer Bongardt, líder do ranking e terceira no último Mundial, realizado ano passado em Praga. Campeã da disputa, a eslovaca Jana Dukatova será sua principal, assim como a também eslovaca Elena Kaliska, campeã em Atenas. Na prova, o Brasil contará com Fabiola Fossem, Milene Wolf e Poliana de Paula.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado