Menu
Mais Esportes

Em discurso ao COI, Zapatero tenta atrair votos de membros de países latinos

Arquivo Geral

02/10/2009 0h00

O presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero, tentou hoje atrair para Madri os votos dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) procedentes da América Latina, Ásia e África, ao prometer que seus países também se beneficiarão caso os Jogos de 2016 sejam realizados na capital espanhola.

Zapatero reforçou “o compromisso da Espanha” em iniciar nessas regiões um “plano de apoio e extensão do esporte para jovens de famílias de baixa renda”.

O chefe de governo espanhol discursou para a assembleia do COI em defesa de Madri, que hoje concorre com Rio de Janeiro, Tóquio e Chicago para sediar os Jogos Olímpicos.

Ao começar seu pronunciamento, Zapatero enviou uma mensagem de solidariedade ao povo da Indonésia pelo terremoto que deixou milhares de mortos na ilha de Sumatra.

“A candidatura da Espanha é de todos os espanhóis. É também de um país que se sente profundamente europeu, ao mesmo tempo que mediterrâneo e latino-americano”, disse.

“O olimpismo”, ressaltou, “significa que nenhuma criança encontre limitações para praticar esportes. Em todas as cidades, em todos os países”.

Sobre a candidatura de Madri, Zapatero ressaltou que estão prontas “77 % das instalações esportivas necessárias”, e que a Espanha “já provou que pode organizar com brilho grandes eventos esportivos e culturais”.

A capital espanhola, segundo Zapatero, “quer oferecer ao mundo uma visão cosmopolita e universal e contribuir decisivamente para que os valores olímpicos cresçam para todas as direções”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado