Menu
Mais Esportes

Em dia perfeito, Tiago Camilo é campeão mundial dos meio-médios

Arquivo Geral

14/09/2007 0h00

Retornando a sua categoria de origem, o paulista Tiago Camilo provou porque é considerado um dos melhores judocas nacionais na atualidade e conquistou o título dos meio-médios no Campeonato Mundial, superando o francês Anthony Rodriguez por ippon, nesta sexta-feira, em 1min11, no Rio de Janeiro. Este é terceiro título mundial do país, que ontem conquistou o ouro com o meio-pesado Luciano Correa. O primeiro campeão mundial brasileiro foi João Derly, no Cairo, em 2005.


 


“Batalhei bastante por este momento”, comemorou Tiago, que em julho foi campeão dos Jogos Pan-americanos uma categoria acima. “Trabalhei muito duro e sabia que seria um grande desafio, mas também sabia o quanto batalhei”, ressalta o vice-campeão olímpico da categoria em 2000.


 


O título inédito teve seu início na vitória sobre Fiderd Vis, de Aruba, com ippon em 1min30. Na seqüência, veio o salvadorenho Franklin Cisneros, superado com outro ippon.


 


No terceiro combate, o brasileiro teve como oponente Srdjan Mrvaljevic, de Montenegro, que sucumbiu em outro golpe perfeito. Depois foram Gio Baindurashvili, da Geórgia, nas oitavas, o croata Tomisi Marijanovic, nas quartas-de-final, e o polonês Krawczyk na semi.


 


Krawczyk deixou o torneio sem medalha porque na disputa pelo bronze foi superado pelo francês Guillaume Elmont por ippon. O outro bronze foi para o britânico Euan Burton, que aplicou um contragolpe no italiano Guiseppe Maddaloni. O italiano havia superado Tiago na decisão olímpica em Sydney-2000.


 


Outras categorias – Entre os médios, o título ficou com Irakli Tsirekidze, da Geórgia, que venceu o grego Ilias Iliadis por yuko. As medalhas de bronze ficaram com o russo Ivan Pershin e o italiano Roberto Meloni.


 


No feminino, a francesa Gevrise Emane usou sua experiência para derrotar a norte-americana Ronda Rousey com dois yuko. Filha de campeã mundial, Rousey foi a responsável pela primeira derrota da brasileira Mayra Aguiar na competição. Nos Jogos Pan-americanos, a norte-americana também havia vencido a judoca nacional na decisão do título.


 


Na meio-médio, ouro para a veterana cubana Driulis Gonzalez, que bateu a francesa Lucie Decosse por um yuko de punição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado