Vítor de Moraes
vitor.moraes@jornaldebrasilia.com.br
O aproveitamento aumentou 16%. O UniCeub/BRB começou o ano com frustrantes 50%. Porém, oito jogos e sete vitórias depois, o atual campeão do Novo Basquete Brasil (NBB) tem 66,67% de aproveitamento e já ocupa a quinta colocação do torneio.
Agora, o time de Brasília tenta beliscar a quarta vaga, que está ocupada pelo Uberlândia. Para alcançar o objetivo, os brasilienses recebem o Franca hoje, às 18h, no Ginásio da Asceb, na 904 Sul. A expectativa dos jogadores é contar com o apoio maciço da torcida.
O reencontro remete à final da última edição do NBB, quando o UniCeub venceu a série contra os francanos por 3 x 1, em maio de 2011. O time de Hélio Rubens, no entanto, não é mais o mesmo. No primeiro turno desta edição, os brasilienses foram à capital nacional dos sapatos e saíram do Ginásio Pedrocão com uma vitória por impiedosos 104 x 95, deixando os fanáticos torcedores francanos desesperançosos para a temporada.
Desde então, a situação de Franca não melhorou muito. A tradicional equipe amarga a décima posição do NBB, com apenas 38,89% de aproveitamento. São sete vitórias em 18 jogos. O UniCeub/BRB soma 12 triunfos no mesmo número de partidas.
Mas, apesar da situação desmotivante, o Franca conquistou um resultado importante na última rodada: venceu o Minas em Belo Horizonte, com uma defesa sofrível no primeiro tempo. O atual campeão, por sua vez, passou pelo Uberlândia, em Brasília, na quinta-feira à noite.
PERIGO ESTRANGEIRO
O ala e capitão Alex, porém, não subestima os francanos, ainda que Hélio Rubens reclame constantemente de sua defesa. “Franca tem tradição. Não está bem na tabela, mas tem um time competitivo. Eles têm americanos que complicam muito”, alerta.
O capitão do UniCeub tem razão. O ala/armador Kevin Sowell tem média de 20,2 pontos por partida. Edward Basden, ala, tem 12,53 pontos por jogo. “O Franca vem crescendo na competição e conta com um elenco de grandes jogadores. Mas, atuando em casa, não podemos pensar em outro resultado que não a vitória, já que estamos vivendo um bom momento”, acrescenta o ala/pivô Guilherme Giovannoni.