Menu
Mais Esportes

Eliminado, Guilheiro mantém sina negativa em Mundiais

Arquivo Geral

27/08/2009 0h00

O fato de estar livre de lesões que atrapalham sua carreira desde 2004 não bastou para que Leandro Guilheiro finalmente brilhasse em um Campeonato Mundial de judô. Dono de duas medalhas olímpicas, o santista perdeu logo em sua terceira luta na Holanda e foi descartado até da disputa da repescagem da categoria leve (até 73 quilos).


Na manhã desta quinta-feira (horário de Brasília), Guilheiro até iniciou bem sua caminhada em Roterdã, tendo superado o suíço David Papaux e o búlgaro Stefan Shopov por ippon. Já nas oitavas de final, contudo, o brasileiro acabou eliminado pelo cazaque Rinat Ibragimov, que precisou de apenas 38 segundos para aplicar um golpe perfeito.


Considerado o primeiro grande judoca canarinho a entrar no tatame neste Mundial, o medalhista de bronze em Atenas-2004 e Pequim-2008 afirmou que já considerava Ibragimov o oponente mais difícil de sua chave. “Era um adversário perigoso e fiquei em uma posição na qual não tinha mais opção para escapar”.


Com a queda antes da terceira etapa, Guilheiro perdeu as chances até de tentar a terceira posição através da repescagem e assim continuou sem resultados expressivos em competições desse porte – sua melhor campanha data de 2005, quando no Cairo foi o sétimo colocado. A lamentação do judoca é ainda maior porque se considerava pronto fisicamente para brilhar. “É uma pena. Nos outros Mundiais eu não estava bem e, desta vez, estava 100%”, disse ele, que na última edição das Olimpíadas subiu ao pódio mesmo com uma lesão na coluna.


Sem o atleta de 26 anos, o único representante brasileiro a competir na Holanda com o respaldo de ter conquistado medalhas nos Jogos Olímpicos é Tiago Camilo, da categoria até 90 quilos.


*Corrigida às 15h01

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado