O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, defendeu hoje a candidatura da cidade aos Jogos de 2016 falando sobre o legado que o evento deixará para a capital fluminense.
Na cerimônia do Comitê Olímpico Internacional (COI) que acontece em Copenhague, e na qual será escolhida a sede dos Jogos de 2016, Paes explicou ainda como funcionarão as quatro áreas destinadas ao evento, e destacou a região da Barra da Tijuca como uma das que mais se desenvolve na cidade.
Antes do discurso do prefeito, o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, comentou sobre o pré-sal e as garantias financeiras do Governo para a realização dos Jogos
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, também destacou a “segurança financeira” da proposta da capital fluminense.
Cabral prometeu que não haverá surpresas para o COI ou para os cariocas nos sete anos que separam 2009 dos Jogos de 2016.
Além disso, o governador comentou sobre as novas lideranças da Polícia Militar e da nova política de segurança do Rio para garantir a tranquilidade da Olimpíada.
Antes de Cabral, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Artur Nuzman, defendeu a realização dos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro lembrando aos membros do COI que a competição nunca ocorreu na América do Sul.
Nuzman disse ainda que espera abrir hoje uma nova página na história do COI, e afirmou que “o Rio está pronto” para receber os Jogos.
Em seu discurso, o presidente do COB lembrou ainda o sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2007.
A apresentação da candidatura do Rio começou pontualmente às 7h05 (de Brasília).
A primeira cidade a defender sua candidatura foi Chicago, que contou com o discurso do presidente americano, Barack Obama, que viajou à Dinamarca especialmente para o evento.
Em seguida, foi a vez de Tóquio apresentar aos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) os motivos que a levam a ser a melhor opção para receber os Jogos de 2016.
Após a apresentação do Rio acontecerá uma pausa para almoço, e logo depois será a vez de Madri justificar seus motivos para receber os jogos, às 9h45 (de Brasília).
Às 11h (também da capital federal) começará a votação dos membros do COI para a escolha dos Jogos de 2016.
O anúncio da cidade escolhida para receber a Olimpíada de 2016 está previsto para as 13h30 (de Brasília).