A Fórmula 1 pode ser investigada. O comissário de competições da União Europeia, Margreth Vestager, recebeu uma queixa formal em que são feitas críticas ao modo como as receitas da categoria privilegiam as grandes equipes em detrimento das menos favorecidas financeiramente.
Dono da Formula One Management (FOM), empresa detentora dos direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone demonstrou tranquilidade e, como é de praxe, contra-atacou.
Se o caso for adiante e a Fórmula 1 considerada culpada por abuso de poder, a UE pode cobrar uma multa de 10% do valor arrecadado nos negócios da categoria, que no último ano foi de 1,6 bilhão de libras (cerca de R$ 7,6 bilhão), o que não assusta Ecclestone.
“Tenho certeza de que em todos os tipos de empresas existem pessoas reclamando por alguma razão à Comissão Europeia”, disse o britânico de 84 anos ao site Autosport.
“Estou certo que eles estão fartos de pessoas reclamando, mas posso garantir a vocês que ninguém tem queixa alguma aqui. Se o fizerem, então eles não deveriam ter assinado os contratos (com a FOM), mas eles assinaram e sabiam o que estavam sabendo”, disparou o chefe da Fórmula 1, sem medo de uma possível investigação da UE.
“Então, se alguma denúncia chegar pra nós, então espero que a UE tenha paciência para lidar com isso”, acrescentou Bernie Ecclestone.
No ano passado, a saída de Caterham e Marussia do Mundial de Fórmula 1 resultou de um aviso de Anneliese Dodds, membro do Reino Unido no Parlamento Europeu, direcionando suas preocupações em relação à categoria para o comissário de competições da UE, Vestager.
O Chefe da equipe Sauber, Monisha Kaltenborn, disse ao Autosport que a investigação poderia tornar a Fórmula 1 mais atrativa ao fãs e participantes, ao mesmo tempo em que defendeu a igualdade, ou pelo menos uma diferença menor, em relação ao aspecto financeiro entre as equipes.
Por sua vez, o vice-presidente da Force India, Bob Fernley, garantiu que, no momento, não há um movimento instigado pelas equipes menores com o objetivo de investigar a principal categoria do automobilismo.