As quatro duplas brasileiras que asseguraram vaga para as Olimpíadas do Rio de Janeiro vão enfrentar os melhores do mundo em um “aquecimento” para 2016. Nesta terça-feira, Ágatha/Bárbara Seixas, Larissa/Talita, Alison/Bruno Schmidt e Evandro/Pedro Solberg iniciam a disputa do World Tour Finals, torneio recém-criado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) que reúne as 16 melhores parcerias do ranking mundial, além de outras duas duplas convidadas. Será a última competição da temporada 2015.
“É o encerramento de um grande ciclo, que teve momentos especiais e aprendizado”, avaliou Ágatha. “Foram vários torneios seguidos, um ritmo intenso, e agora vamos buscar mais esse ouro para o Brasil. Tem um charme disputar uma competição contra as melhores duplas. Queremos esse título inédito para coroar um belo Circuito Mundial”, acrescentou a atleta.
Ágatha e Bárbara estão no grupo A e estreiam nesta terça, às 11h (de Brasília), contra as canadenses Kristina Valjas e Jamie Lynn Broder. Mais tarde, às 17h, elas encaram as espanholas Elsa Baquerizo e Steiner Liliana Fernandez.
Integrantes do grupo B, Talita e Larissa abrem o torneio às 13h contra Julia Sude e Chantal Labourer. Será o segundo duelo entre contra as alemãs no circuito profissional. No confronto anterior, Talita/Larissa venceu o duelo alemão por 2 sets a 1 no Grand Slam de Long Beach, no mês passado. A parceria verde-amarela teve um ano excepcional, alcançando 61 vitórias consecutivas – recorde do País – e 18 medalhas de ouro.
“Fizemos uma ótima temporada a alcançamos nosso objetivo que era a vaga para 2016. De nove torneios que disputamos conseguimos vencer seis, mas essa competição é diferente e tem um gosto especial. Só estão aqui as melhores duplas da temporada, mas vamos lutar muito para conquistar mais esse título”, afirmou Larissa.
Entre os homens, Bruno/Alison figura no grupo B e estreia às 14h contra os austríacos Clemens Doppler e Alexander Horst. “Será uma experiência incrível, já que estão as duplas mais bem ranqueadas, que se destacaram ao longo da temporada”, avaliou Bruno. “O nível será muito alto e é ótimo jogar partidas em que você precisa estar no limite da concentração e capacidade técnica. A torcida vai poder acompanhar um belo espetáculo e queremos mostrar a força do voleibol brasileiro, que chega com as quatro duplas mais bem ranqueadas.”
Último representante brasileiro no Rio 2016, Evandro e Pedro Solberg iniciam a disputa na quarta-feira, às 14h, diante dos italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai. Após o World Tour Finals, o Circuito Mundial abre o calendário da temporada 2016. A primeira etapa será o Open do México, entre 5 e 11 de outubro.