O primeiro dia do Holland Regatta, foi muito positiva para a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. As velejadoras, atuais campeãs brasileiras e da Pré-Olímpica de Vela, aproveitaram os ventos de Medemblik, na Holanda, e ficaram em segundo. As duas ficaram atrás apenas de outras brasileiras, Martine Grael e Isabel Swan, líderes após duas etapas ocorridas nesta terça-feira.
Fernanda e Ana conseguiram bons resultados nas duas provas realizadas – um 5º e um 2º. Com isso, conquistaram a segunda posição na classificação provisória do evento, ficando com apenas dois pontos de diferença de Martine e Isabel, também representantes do Brasil.
A dupla vice-campeã tem o auxilio da Confederação Brasileira de Vela e Motor para disputar os principais eventos do calendário internacional. Uma das etapas da Isaf Sailing World Cup (Copa do Mundo de Vela), a Holland Regatta faz parte da campanha olímpica das velejadoras, que almejam uma vaga nos Jogos de Londres em 2012 – assim como Martine e Isabel.
Ao todo, são 31 tripulações que competem na classe das atletas, a 470 Feminina. Dentre as participantes estão as principais velejadoras de países como Japão, China e Espanha, como Tara Pacheco e Berta Betanzos, atuais campeãs da Semana Olímpica de Vela Francesa.
O Holland Regatta segue até o próximo domingo (29). Até lá serão realizadas 11 regatas, sendo que a última, a Medal Race, terá peso duplo por reunir apenas as dez melhores embarcações classificadas de cada classe.