Líderes do ranking mundial da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada garantiram nesta quinta-feira o primeiro título do ano da dupla: a Semana Pré-Olímpica de Búzios, Rio de Janeiro. Com vitória nas duas regatas do dia, eles garantiram o taça por antecipação.
“Velejamos muito bem novamente e conseguimos o título. Estamos bastante animados, principalmente porque tivemos boas duplas como adversárias, principalmente a do Alan Adler com o Marcelo Ferreira”, comentou Scheidt, que há menos de um mês foi campeão do Pré-Pan de Laser, no Rio de Janeiro.
Com os êxitos desta quinta, Robert e Bruno acumulam oito pontos perdidos. Como não podem mais ser mais alcançados na classificação, eles sequer entram na água na última regata do campeonato, programada para esta sexta.
“Estamos cansados, pois o campeonato foi duro. Particularmente, estou velejando em um ritmo acelerado desde o final do ano passado e preciso de descanso”, completou o bicampeão olímpico, tricampeão pan-americano e oito vezes campeão mundial de Laser.
Com o título, Scheidt e Prada estão automaticamente classificados para a Semana de Qingdao (China) em agosto, evento-teste que será disputado na mesma raia dos Jogos Olímpicos de 2008. Os campeões brasileiros asseguraram ainda vaga na Equipe Permanente de Vela e no Campeonato Mundial da Federação Internacional de Vela (Isaf), em Cascais, Portugal, em julho.
“O título é importante também porque, agora, teremos apoio financeiro da FBVM (Federação Brasileira de Vela e Motor) em seis competições internacionais. Estamos felizes porque essa semana em Búzios foi bem divertida”, resumiu o proeiro Bruno Prada, medalha de bronze na classe Finn nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999. Robert e Bruno disputaram dez regatas em Búzios, venceram oito e ficaram em terceiro duas vezes.
A conquista desta quinta-feira confirma o bom momento de Robert e Bruno, que tiveram ótimos resultados em 2006, primeiro ano dos dois velejadores dedicado exclusivamente à parceria. Além dos títulos brasileiro, sul-americano e da Pré-Olímpica de Santos, a dupla foi quatro vezes vice-campeã no exterior: Mundial de San Francisco, Campeonato Norte-Americano, Campeonato Europeu e Semana de Kiel, ambos na Alemanha.
Scheidt e Prada vão agora dar início à temporada européia da classe Star. Os velejadores embarcam nos próximos dias para a Espanha, onde disputam em abril o Troféu Princesa Sofia e o Campeonato do Hemisfério Ocidental, ambos em Palma de Mallorca.
“O título aqui em Búzios traz mais ânimo, mas temos consciência de que podemos melhorar, tanto nos ventos fracos como nos fortes. Sentimos um pouco a falta de ritmo também, e agora precisamos competir em flotilhas grandes, como será na abertura da temporada européia”, finalizou Scheidt.
Confira a classificação provisória de outras classes do Pré-Olímpico:
Laser Standard
Bruno Fontes – 11 pontos perdidos
Arvid Claeson – 12 p.p.
Laser Radial
Adriana Kostiw – 6 p.p.
Viviane Beghin – 10 p.p.
470 Masculina
Alexandre Paradeda/Bernardo Arndt – 6 p.p.
Bernardo Lowbeer/Jonathan Camara – 12 p.p.
470 Feminina
Fernanda Oliveira/Isabel Swan – 6 p.p.
Isabel Ficker/Laura Zanni – 11 p.p.
49er
André Fonseca/Rodrigo Duarte – 4 p.p.
Cláudio Cruz/Mároi Tinoco – 10 p.p.
RS: X Masculina
Ricardo Winick (Bimba) – 6 p.p.
Paulo dos Reis – 13 p.p.
RS:X Feminina
Patrícia Castro – 7 p.p.
Patrícia Freitas – 15 p.p.
Tornado
Luiz Eduardo Adler/Bruno Bethlem – 8 p.p.
André Mirsky/Gual Naldi – 11 p.p.
Finn
João Signorini – 11 p.p.