A dupla australiana Darren Bundock e Glenn Ashby conquistou nesta segunda-feira o título do Mundial de Vela da classe Tornado. Os dois tiveram apenas 23 pontos perdidos até a oitava regata e puderam se dar ao luxo de não disputar a vitória na nona e última, descartada como pior resultado.
Bundock e Ashby tiveram 14 pontos de vantagem sobre os argentinos Santiago Lange e Carlos Espínola, que terminaram a competição com 37 e ficaram com a medalha de prata. O bronze ficou com os bicampeões olímpicos Roman Hagara e Hans Peter Steinacher, da Áustria, que terminaram a competição com 41 pontos.
“O foco de todo ano era este Campeonato Mundial. Era isto que queríamos e significa muito, especialmente depois do esforço e da preparação para este evento”, comemorou Bundock, que agradeceu ao técnico Mike Fletcher pela dedicação. “Sua persistência antes desta regata provavelmente deu a vitória para nós”, completou.
As duas duplas brasileiras que participaram do Mundial tiveram atuações discretas. Os cariocas Gualberto Naldi e André Mirsky ficaram na 36ª colocação com 249 pontos, tendo como melhor colocação a 16ª posição na quarta prova.
Já a dupla catarinense Bruno di Bernardi e André Chang finalizou o evento no 38º posto entre os 47 barcos inscritos. Na sétima regata, os dois também ficaram na 16ª colocação, mas somaram 258 pontos.