Pela primeira vez, a boxeadora Duda Yankovich, campeã mundial da categoria superleve (63,5kg), vai colocar em jogo o cinturão da Associação Internacional Feminina de Boxe (WIBA). O confronto será no dia 17 de março, contra a norte-americana Belinda “Açúcar Mascavo” Laracuente, terceira colocada no ranking das superpenas (59kg), em local ainda a ser definido em São Paulo.
A boxeadora sérvia, radicada no Brasil há seis anos, é dona do título mundial com uma vitória sobre a colombiana Darys Pardo. Desde então a “Camaleoa”, como Duda é conhecida, vem tratando uma lesão no ombro e, só agora, retomou o ritmo normal de treinamentos com orientação do técnico Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial. Ela também está invicta em sete lutas (cinco por nocautes).
“A responsabilidade agora é muito maior. Quando era desafiante, tinha o objetivo de ganhar o título e, se perdesse a luta, seria apenas uma derrota. Agora, o risco é perder meu cinturão”, comentou a atleta de 30 anos. “Vou treinar muito nas próximas semanas para chegar muito bem ao combate”.
Sua adversária é bastante experiente, com 43 lutas na carreira (22 vitórias, sendo nove por nocaute, 17 derrotas e três empates). A norte-americana tem 28 anos, nasceu em Bridgeport, em Connecticut, e começou a lutar boxe em Mayaguez, em Porto Rico, onde morou por dez anos. Belinda é ex-campeã porto-riquenha de cross country e hoje mora e treina em Nova York. Com 1,65m. A definição da adversária de Duda foi feita pela WIBA, cujo presidente é o norte-americano Ryan Wisson, que assistiu à vitória da sérvia em São Paulo.
Um dos o objetivos de Duda para 2007 é transformar o ano no melhor de sua carreira. “Estou feliz por poder treinar sem as dores no ombro. Posso fazer a melhor preparação possível e o objetivo é consolidar minha carreira”, disse a musa da modalidade. “Como ela é de outra categoria, nunca a vi lutar. Sei apenas que é muito experiente, que já fez combates importantes e é muito rápida”, completou.