Ainda com ondas irregulares, a terceira fase do WCT de Jeffreys Bay, África do Sul, chegou a ser iniciada, mas logo foi paralisada após a sexta bateria. Quatro brasileiros encararam as ondas e dois deles, Peterson Rosa e Adriano de Souza, se deram bem, passando para as oitavas. Paulo Moura, Raoni Monteiro e Pedro Henrique ainda não disputaram a terceira fase. Como a etapa sul-africana precisa ser encerrada até sábado, as disputas devem ocorrer mesmo sem condições nesta sexta.
Por muito pouco, Victor Ribas não conseguiu eliminar o sul-africano Greg Emslie no segundo confronto do dia: com 12,83 a 12,40, o surfista cabofriense deixou escapar a vaga. Já o paulista Adriano de Souza não teve dificuldades para passar por Trent Munro, da Austrália: 15,33 a 11,90.
Em mais confrontos contra australianos, o carioca Yuri Sodré não se deu tão bem e parou em Joel Parkinson: 12,66 x 7,27. Na revanche, o paranaense Peterson Rosa fez 12,33 e eliminou Shaun Cansdell, que registrou apenas 9,07 e se garantiu para enfrentar outro representante da Austrália: Phillip Macdonald. Pouco tempo depois da definição, a organização foi obrigada a encerra o dia por falta de ondas.
Nesta sexta-feira, três brasileiros ainda podem chegar às oitavas por confrontos que foram adiados. O pernambucano Paulo Moura pega o havaiano Pancho Sullivan na décima bateria. Na 15ª, o carioca Pedro Henrique mede forças com o norte-americano Tim Reyes, enquanto Raoni Monteiro, também do Rio, tenta a última vaga contra o ex-campeão Mark Occhilupo.
Confira as baterias adiadas da terceira fase para esta sexta-feira:
7- Nathan Hedge (AUS) x Michael Lowe (AUS)
8- Kelly Slater (EUA) x Sean Holmes (AFS)
9- Taj Burrow (AUS) x Damien Fahrenfort (AFS)
10- Paulo Moura (BRA) x Pancho Sullivan (HAV)
11- Tom Whitaker (AUS) x Jarrad Howse (AUS)
12- Daniel Wills (AUS) x Mikael Picon (FRA)
13- Taylor Knox (EUA) x Jordy Smith (AFS)
14- Darren O´Rafferty (AUS) x Travis Logie (AFS)
15- Tim Reyes (EUA) x Pedro Henrique (BRA)
16- Mark Occhilupo (AUS) x Raoni Monteiro (BRA)